O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lidera uma eventual disputa ao governo do Maranhão em 2026, de acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data nesta segunda-feira (1º).
Foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 27 e 28 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário testado pelo levantamento, Eduardo Braide tem 35% das intenções de voto, contra 25% de Orleans Brandão (MDB), secretário estadual de Assuntos Municipalistas. Na sequência, aparece Lahesio Bonfim (Novo), ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, com 19%.
Já o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), assinala 6%. Votos em branco e nulo somam 8%. Outros 7% não souberam ou não responderam.
A pesquisa desta segunda-feira também simulou outros dois possíveis cenários. Em ambos, Eduardo Braide surge à frente dos demais nomes.
Rejeição
Também foi testada a rejeição aos possíveis candidatos, veja:
Senado
Se as eleições para o Senado Federal fossem hoje, no Maranhão, o senador Weverton Rocha (PDT), o governador Carlos Brandão (sem partido) e a deputada federal Roseana Sarney (MDB) seriam os favoritos, de acordo com uma pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (1°).
Num primeiro cenário, Weverton Rocha lidera na disputa, com 25% das intenções de voto, seguido de André Fufuca (PP), ministro do Esporte, com 17%.
A pesquisa considerou 1.200 entrevistas realizadas entre os dias 27 e 28 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja outros cenários propostos:
Em um segundo cenário, Brandão lidera com 27%, seguido por Weverton, que tem 19%.
Cenário 2:
Em um terceiro panorama, Roseana tem 21%, mesmo número de Weverton.
Cenário 3:










Uma resposta
Pergunta não ofende! O PSOL também tem pré-candidato, porque não foi citado na pesquisa?