Durante a sessão plenária na Câmara Municipal de São Luís, realizada nesta terça-feira (23), a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, apresentou os detalhes sobre o serviço de transporte escolar na cidade. A gestora destacou os avanços e investimentos feitos pela gestão do prefeito Eduardo Braide para garantir um serviço de qualidade aos estudantes e as ações para distribuição dos ônibus escolares, adquiridos para melhorar a qualidade da educação na capital.
Um dos principais anúncios feitos pela secretária de Educação foi que, dos 46 novos ônibus adquiridos pelo Município, 16 já estarão disponíveis e em circulação no próximo mês de junho. A aquisição dos veículos faz parte de um projeto de renovação da frota, com o objetivo de proporcionar maior segurança e conforto aos estudantes.
“Temos compromisso com a Educação de São Luís e com a legalidade dos processos. A Prefeitura de São Luís realizou o maior investimento na frota própria de veículos escolares, a aquisição de 46 veículos com recursos próprios do Município e vamos garantir a entrega, no menor tempo possível, conforme a legislação permite. A aquisição foi realizada por adesão à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com prazo de 280 dias para a sua execução, de forma que alguns dos veículos estão ainda em fase de regularização documental, ou seja, estamos dentro do prazo de execução e de vigência contratual”, disse a secretária.
Investimentos
Os novos ônibus foram adquiridos levando em consideração critérios como acessibilidade, capacidade de passageiros e segurança, buscando atender as necessidades específicas de cada uma das diversas rotas escolares executadas. A aquisição, feita no final de 2022, representa um investimento de mais de R$ 20 milhões com recursos exclusivamente do Município de São Luís.
Além de ofertar uma frota nova, Caroline Marques Salgado também destacou outras ações que estão sendo implementadas dentro da rede de ensino e que já melhoraram significativamente a educação municipal. Entre elas, a melhoria estrutural das escolas com as reformas, a ampliação da rede de ensino com a construção de novas creches de tempo integral, a convocação de 611 novos professores, entre outras ações. “O prefeito Eduardo Braide tem trabalhado todos os dias para garantir a melhoria da educação no nosso Município”, concluiu a secretária.
Uma resposta
Eu assistir a audiência pelo YouTube.a secretaria falou, falou, mas não me convenceu. A verdade continua ser de que eles jamais iriam colocar esses ônibus nas ruas não fosse a denúncia. Terceirizar o serviço é mais conveniente. Quando perguntada quem irá dirigir esses ônibus qd forem habilitados, respondeu de forma vaga, só não disse que os motoristas contratados via seletivo foram demitidos em julho de 2022 pela Semed, e que na atual licitação que está em andamento a empresa “vencedora” terá que fornecer tb os ônibus. Questionada sobre critérios de contratação emergencial e porque sempre as mesmas empresas são contratadas; disse que é porque elas apresentam o menor preço, isso é a mentira mais deslavada que já ouvir, a empresa Premium é contratado de forma emergencial desde a gestão de Edivaldo e sempre forneceu veículos velhos e com pneus carecas. Ainda falou em outro momento que as preferem contratar ainda pela lei 8666/93 sendo que esta lei já caducou não está mais valendo, desde de o dia 01 de abril de 2023, só vale a lei 14133/21, por 2 anos elas puderam ser utilizadas, mas desde abril só uma está valendo. Como levar a sério uma secretária dessa e um prefeito como Braide?