A aprovação da chamada PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados gerou reação imediata no Senado. A senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) classificou a medida como “uma vergonha para o Brasil” e afirmou que vai trabalhar para barrar o avanço da proposta na Câmara Alta.
Segundo a parlamentar, a PEC cria brechas para que deputados e senadores se protejam de investigações e punições legais, dificultando a responsabilização em casos de irregularidades. “Isso enfraquece a democracia, aumenta a impunidade e afasta ainda mais a política da sociedade”, declarou em suas redes sociais.
Ana Paula ressaltou que o país atravessa grandes desafios e que a população exige ética e transparência na vida pública. Para ela, retrocessos dessa natureza não podem prosperar. “Nosso papel não é proteger deputados e senadores com privilégios, mas sim garantir direitos aos brasileiros e brasileiras”, completou.
A PEC ainda precisa ser apreciada pelo Senado, onde só será aprovada se alcançar o apoio de pelo menos 49 dos 81 votos possíveis, em dois turnos de votação. Caso seja aprovada, a medida poderá dificultar investigações e punições contra congressistas, ampliando seus privilégios e reduzindo a possibilidade de responsabilização judicial em casos de irregularidades.