A senadora Ana Paula Lobato criticou, em suas redes sociais, a decisão da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), de derrubar a Medida Provisória 1.303/2025, proposta que tinha como objetivo corrigir injustiças no sistema tributário brasileiro, fazendo com que quem ganha e lucra mais pagasse mais impostos.
Para a parlamentar, a decisão não representa uma derrota do governo, mas do povo brasileiro. “Essa medida reduzia distorções ao cobrar a parte justa de quem ganha e lucra mais. Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária. É uma escolha que mantém privilégios e aumenta o peso sobre quem mais precisa de apoio”, afirmou Ana Paula.
A MP, enviada pelo governo federal, buscava substituir a arrecadação perdida com a revogação do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e estimava um ganho de cerca de R$ 17 bilhões em 2026.
O texto previa a tributação de aplicações financeiras, lucros distribuídos e outras operações que hoje pagam menos impostos proporcionalmente.