
O Sindicato dos Comerciários de São Luís do Maranhão(SINDCOMERCIÁRIOS) venceu uma ação na Justiça no valor de R$ 1,6 milhão contra as Lojas Americanas. De acordo com o presidente do sindicato, Edmilson Santos, cerca de 200 trabalhadores serão contemplados. É uma conquista histórica da atual gestão do sindicato, que segue lutando pelos direitos dos comerciários e melhores condições de trabalho.
Confira a seguir entrevista com o presidente Edmilson Santos.
Edmilson, como foi essa conquista dos sindicatos de dez anos com essa luta com a Lojas Americanas, com essa conquista mais para os trabalhadores brasileiros e, principalmente, para os funcionários das Lojas Americanas?
É uma demonstração de força dos sindicato do comércio em São Luís, uma vez que a gente quer ganhar de uma multinacional, um valor que é uma garantia da convenção coletiva de trabalho, que a empresa está descumprindo, mesmo sendo uma multinacional, ela descumpriu uma norma coletiva. O sindicato, como substituto processual, ele entra com essa ação, uma ação coletiva, que garante o direito dos trabalhadores. Agora, o mais importante dessa ação coletiva é o fato do sindicato fazer um processo de substituição na forma de proteger o trabalhador, sem que a empresa multinacional, possa fazer um processo de retaliação, demissão, entre outros, que poderia estar fazendo contra o trabalhador. E o sindicato indo justamente para proteger o trabalhador, mas ao mesmo tempo garantindo esse direito dos trabalhadores.

Edmilson, qual foi o valor e quanto tempo durou essa ação contra as Lojas Americanas? E quantas pessoas foram beneficiadas com essa ação que o sindicato entrou coletivamente?
Na casa de 200 pessoas, nós conseguimos contemplar esse processo que chegou a um montante de 1,6 milhão de reais, que nós achamos uma grande conquista aos trabalhadores das Lojas Americanas.

E qual foi o tempo?
É um processo que deu entrada em 2019, aliás, em 2009, o processo de 2009, e saiu agora. Mas o mais importante não é o tempo, é a garantia da reparação do direito. O sindicato consegue sem que um trabalhador sequer tenha ido no tribunal. O sindicato fazendo essa ação coletiva como substituto processual, que é um grande remédio jurídico para garantir esse direito do trabalhador no sentido de proteção do mesmo trabalhador. E ele vem apenas receber ao final. Isso é uma conquista, os trabalhadores estão de parabéns e o sindicato cada vez mais fica na luta, né?
Edmilson, e hoje aqui no sindicato, a maior alegria com os funcionários das Lojas Americanas?
Ah, o pessoal estão pulando de alegria, porque não é todo dia que tem um milhão e seiscentos mil reais para ser dividido com os trabalhadores, haja vista um processo coletivo, e que só é alegria para o trabalhador comerciário. E o sindicato nada mais é que o conjunto dos trabalhadores. Então, essa parte dos trabalhadores das Lojas Americanas só está motivando os demais trabalhadores a procurar um sindicato, a se associar no sindicato como um instrumento de luta para garantir o direito da classe.