Agricultura Familiar do Maranhão ganhou um importante apoio na Assembleia Legislativa. Agora o rural tem um representante, que de fato entende da vida no campo e pode contribuir com o Governo do Estado, com propostas concretas que podem somar com as políticas públicas desenvolvidas para o seguimento que é responsável por alimentar 70% da população brasileira.
O nome dessa força é Júlio Mendonça (PCdoB), ex-presidente da Agerp, ex-Secretário Estadual da Agricultura Familiar, veterinário, filho de um agricultor e criado dentro da cidade de Viana, onde viveu parte da sua infância no povoado Progresso. Portanto, o deputado eleito conhece de perto a realidade do homem do campo.
Com um pouco mais de 29 mil votos, Júlio que disputou pela primeira vez uma eleição, caminhando ao lado de Flávio Dino, Carlos Brandão e Felipe Camarão, surpreendeu a classe política e ficou com uma das cinco vagas da Federação PCdoB, PV e PT, ocupando o quarto lugar, ficando na frente de deputados de mandatos.
Na cidade de Viana, com o apoio de vereadores, lideranças e do prefeito Carrinho Cidreira, o deputado eleito conseguiu mais de 7 mil votos. Sua votação foi pulverizada, alcançando mais de 157 municípios. Mendonça também contou com o apoio da atual presidente da Agerp, Loroana Santana, que coordenou a campanha.
A representatividade e popularidade de Júlio ultrapassa a Agricultura Familiar, invadindo diversas áreas. Podemos ver isso por meio da expressiva votação entre professores universitários, empresários, movimentos sociais do campo e da cidade; profissionais da saúde, sindicatos de classes a exemplo dos metalúrgicos e técnicos de administração da UFMA; e vários sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais Maranhão a fora.
Júlio tem um forte vínculo com a Agricultura Familiar, mas a Baixada maranhense também é uma das suas principais bandeiras. Agora a região terá um representante sensível às suas causas.
O grande diferencial de Júlio Mendonça é que durante toda a sua campanha ele foi na base, foi além da disputa eleitoral e fez de suas visitas um momento educativo de reflexão e de retomada da esperança por dias melhores. Com um bom plano de governo que visa o acesso dos mais humildes à saúde, educação, ao trabalho e renda e a infraestrutura de qualidade, o baixadeiro tem tudo para ser um dos destaques na ALEMA.
Uma resposta
A SAF e AGERP tem vários contratos com o INAGRO, pessoas contratadas, vários e vários cabos eleitorais espalhados em todo o MA. Adelmo foi eleito, Julio Mendonça agora. o MP não faz nada.