O PL, partido de Jair Bolsonaro, fez uma nova pesquisa com nomes para 2026 em meio à queda de popularidade do presidente Lula, conforme mostrou o Datafolha de sexta-feira. O levantamento foi realizado entre quinta-feira (13) e domingo (16) da semana passada.
No cenário da pesquisa estimulada de Lula contra Bolsonaro, que está inelegível, o presidente aparece com 33,8% das intenções de voto contra 36% de Jair Bolsonaro, que segue inelegível. O resultado do Paraná Pesquisas mostra um empate técnico, dentro da margem de erro. O terceiro colocado é Ciro Gomes, com 7,7% das intenções de voto, seguido pelo cantor Gusttavo Lima, com 5,1%. Cerca de 4,1% dos entrevistados não opinaram e 6,8% disseram que votarão em branco ou nulo.
No levantamento feito pelo mesmo instituto no mês passado Bolsonaro e Lula também estavam empatados tecnicamente, mas com o petista ligeiramente à frente em números. O presidente tinha 34% das intenções de voto e Bolsonaro, 33,9%.
Os fatores principais para a queda da aprovação de Lula, na visão de integrantes do governo, são a crise de credibilidade do Pix e o aumento da inflação.
2º turno
Embora esteja inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Lula (PT) em levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (18/2). Na simulação de segundo turno feita pelo instituto, o ex-mandatário venceria o petista.
Em um dos cenários estimulados da pesquisa, Bolsonaro aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Lula tem 33,8%. Apesar da vantagem numérica do ex-presidente, os dois estão tecnicamente empatados na margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja o cenário estimulado pesquisado:
Jair Bolsonaro (PL): 36,0%
Lula (PT): 33,8%
Ciro Gomes (PDT): 7,7%
Gusttavo Lima (sem partido): 5,1%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 2,7%
Eduardo Leite (PSDB): 2,7%
Helder Barbalho (MDB): 1,1%
Já no eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o levantamento aponta vitória do ex-presidente com 45,1% das intenções de voto contra 40,2% do atual chefe do Palácio do Planalto. A vantagem de Bolsonaro nesse cenário está acima da margem de erro da pesquisa feita pelo instituto Paraná.
No cenário estimulado em um eventual segundo turno, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro está com 42,9% da preferência e, Lula, com 40,5%. Há empate técnico entre ambos devido à margem de erro. Declararam votar em branco ou nulo 12,4% e não opinaram 4,2%. No primeiro turno da pesquisa estimulada, porém, Lula aparece na dianteira. O presidente tem 34,1% da preferência e Michelle, 27,2%. O terceiro colocado é Ciro Gomes (9%), seguido por Gusttavo Lima (8,7%), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (4,7%), o governador do do Grande do Sul, Eduardo Leite (3,1%), e do Pará, Helder Barbalho (1,3%).
O levantamento foi realizado entre a quinta-feira (13/2) e o domingo (16/2). Segundo o instituto, foram mais de 2 mil entrevistas presenciais em 162 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O grau de confiança da sondagem é de 95%, de acordo com dados do próprio Paraná Pesquisas.
Uma resposta
Paraná Pesquisa! Ainda há quem acredite nesse instituto?