A pauta foi amplamente discutida durante sua passagem por Brasília, na última semana. Recebido pela bancada política maranhense, o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Marú, visitou vários ministérios, entre eles, o da Educação, onde levou a situação das escolas comunitárias a fim de obter mais informações sobre os repasses ao município. Acompanhado do deputado Federal Cléber Verde, Marú reforçou que estava em busca de respostas para as escolas comunitárias luminenses, que estavam enfrentando dificuldades financeiras.
Na última sessão, realizada na terça-feira (29), Marú explicou aos vereadores, que o motivo dos protestos das escolas comunitárias se deu pela falta de informações cadastrais. “Algumas escolas quando realizaram o cadastro, não preencheram corretamente o campo sobre fins lucrativos, o que impediu o envio dos repasses de valores a essas escolas”, esclareceu.
Após o dito por Marú, o Ministério da Educação publicou portaria confirmando as informações, na qual traz mudanças nas estimativas, valores, aplicações e os cronogramas de desembolso das complementações da União ao Fundeb para o exercício de 2023.
Como afirmou o vereador, Paço do Lumiar está incluído na lista de municípios para receber a complementação dos valores, chegando agora, a pouco mais de 8 mil reais por aluno.
Jorge reitera que a participação do Legislativo nas tratativas para a resolução dessa problemática foi fundamental para dar celeridade ao desbloqueio dos repasses. Na oportunidade em que reconhece e enaltece o trabalhos dos demais edis nos diálogos realizados entre a Prefeitura e representantes das Escolas Comunitárias.
Uma resposta