O ferryboat Cidade de Araioses encalhou em um banco de areia na madrugada desta sexta-feira (3), durante a travessia entre São Luís e o Cujupe, em Alcântara. A embarcação partiu da Ponta da Espera às 3h, com mais de 100 passageiros, e deveria chegar às 5h.
Passageiros relataram que o encalhe ocorreu por volta das 4h20. Não houve feridos nem situação de emergência.
Em nota, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) informou que a embarcação só poderá prosseguir viagem quando a maré estiver apta, o que deve ocorrer por volta das 15h desta sexta. Leia mais abaixo a nota na íntegra.
Enquanto isso, a empresa fornece alimentação e apoio logístico aos passageiros. O número de veículos transportados não foi informado. Segundo a Emap, a Capitania dos Portos vai investigar as causas do encalhe.
O Cidade de Araioses integra a frota que faz diariamente a ligação entre São Luís e a Baixada Maranhense, rota usada por passageiros e caminhoneiros que seguem também para outros estados, como o Pará.
A embarcação tem capacidade para 520 vagas e, em sua área de estacionamento, comporta 70 veículos.
A Capitania dos Portos, após avaliação técnica, deve determinar se houve comprometimento no casco e quais medidas serão adotadas para liberar a embarcação.
O que diz a Emap
“A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) informa que, na madrugada desta sexta-feira (3), por volta das 4h20, o ferryboat Araioses ficou encalhado em um banco de areia, nas proximidades do canal do Cujupe, quando se aproximava do terminal.
Imediatamente a tripulação acionou os protocolos de segurança, mantendo contato com a Capitania dos Portos e prestando toda a assistência necessária. Até o momento, não há registro de qualquer ocorrência envolvendo a integridade física dos passageiros ou da embarcação.
A operadora disponibilizou itens da lanchonete do ferry e prepara nova remessa de alimentação, que será levada até a embarcação por rebocador.
O ferry só poderá prosseguir viagem quando a maré estiver apta, o que deve ocorrer por volta das 15h desta sexta-feira. Enquanto isso, os passageiros permanecem a bordo com acompanhamento da tripulação, sendo assistidos e informados sobre as providências em andamento.
A Capitania dos Portos, órgão competente para este tipo de situação, irá apurar as circunstâncias do encalhe.
A Emap reforça que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir segurança, tranquilidade e organização durante a ocorrência”. (Do G1MA)