A ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney completou, nesta quinta-feira(1), mais um aniversário(um dia antes do editor do blog). Ela festejou a data ao lado do pai, o ex-presidente José Sarney, da mãe dona Marly Sarney, irmãos, netos e sobrinhos.
“70 anos! Que alegria olhar para trás e ver a trajetória que vivi até aqui. Mãe, avó de 3 netos, deputada federal, senadora, primeira mulher eleita governadora no Brasil. Hoje comemoro em família, com meu marido, filha, netos, sobrinhos e com meus pais – meus maiores exemplos de vida. Não existe maior presente!”, agradeceu Roseana. (veja no vídeo acima)
Roseana Macieira Sarney Murad é socióloga e filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Filha do ex-presidente da república José Sarney e de sua esposa, Marly Sarney. São seus irmãos, o deputado federal Sarney Filho e o político e empresário Fernando Sarney. Roseana ingressou na política em 1990 como deputada federal pelo PFL. Foi eleita governadora do Maranhão em 1994 e reeleita em 1998. Em 2002, entrou para o Senado Federal depois de desistir da candidatura à Presidência da República. A desistência dela ocorreu em meio a denúncias de corrupção. Maços de dinheiro que somavam R$ 1,3 milhão não declarados foram encontrados pela Polícia Federal na sede da Lunus, empresa do marido da então governadora do Maranhão, Jorge Murad Junior. Na época, Roseana estava no centro do noticiário político ao despontar como pré-candidata à Presidência pelo PFL.
Em 2006, Roseana disputou pela terceira vez o cargo de governadora do Maranhão, mas foi derrotada por Jackson Lago (PDT). Em 2009, ela voltou ao governo do Maranhão depois que Jackson Lago e o vice dele, Luís Porto (PPS), tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico. Nas eleições estaduais de 2010, Roseana Sarney foi vencedora com apertada vantagem de 50,08 % dos votos no 1° turno, contra seus principais adversários Flávio Dino (29,49 %) e Jackson Lago (19,54 %). No dia 10 de dezembro de 2014, Roseana renunciou ao governo do Maranhão, alegando problemas de saúde. O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Arnaldo Melo tomou posse como governador interino por 21 dias. Apesar de ter alegado aposentadoria da carreira política e encerramento da vida pública, Roseana anunciou pré-candidatura ao governo do Maranhão em 2018 e é derrotada já no primeiro turno pelo governador e candidato à reeleição Flávio Dino. Em 2022 candidatou-se novamente, elegendo-se deputada federal. Foi apenas a décima-primeira candidata mais votada, com 97.008 votos.