O prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, conhecido como Kabão (MDB), reafirmou sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) durante entrevista a imprensa. Caso eleito, Kabão será o primeiro descendente de escravos a assumir a liderança da federação.
Entre suas principais propostas, Kabão destacou a necessidade urgente de reajustar os preços dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo ele, estão desatualizados e comprometem a qualidade do atendimento à população. “Isso impede os prefeitos de ofertar melhores serviços de saúde. Vou trabalhar em parceria com o governador Carlos Brandão, que é um governador municipalista, para melhorar a contribuição do governo do estado aos municípios na área da saúde”, afirmou.
Outra proposta significativa de Kabão é a transformação das cidades analógicas em cidades inteligentes. Ele planeja desenvolver parcerias com o governo federal, através dos ministérios das Cidades e da Ciência e Tecnologia, além de colaborar com a Secretaria de Assuntos Municipalistas do estado, liderada pelo secretário Orleans. “Essa transição vai contribuir também para a redução da violência nas cidades”, acrescentou.
Kabão também abordou o grave problema dos lixões a céu aberto. Ele propôs a implantação de fábricas para aproveitamento total do lixo, transformando resíduos em recursos que geram emprego e riqueza. “Vamos buscar parceiros na iniciativa privada, em embaixadas e nos governos federal e estadual, além do apoio do Ministério Público e do Judiciário para resolver essa questão ambiental crítica”, declarou.
Por fim, o prefeito mencionou a necessidade de resolver o problema do abastecimento de água, propondo parcerias entre o governo federal, estadual, a iniciativa privada e governos estrangeiros.
Com uma visão clara de inovação e sustentabilidade, Zé Martinho, o Kabão, se apresenta como um candidato comprometido em promover mudanças significativas para os municípios maranhenses. (Veja Agora)