É incontestável que o prefeito Eduardo Braide lidere todas as pesquisas para o governo do estado. O Paraná Pesquisas confirmou neste sábado o que os outros institutos já divulgaram antes, a boa vantagem de Braide na disputa do Palácio sobretudo na Grande Ilha.
Entretanto, alguns dados da pesquisa chamaram a atenção por suas inconsistências e desvios da realidade.
Na disputa para o Governo, o Paraná Pesquisas coloca o sobrinho do governador Carlos Brandão, Orlean Brandão(16,9%) na frente do vice-governador Felipe Camarão(12,9%). Em outros levantamentos, Orleans não passava da casa dos 5% e nada de novo ocorreu para um crescimento vertiginoso em poucos meses. Ter, agora, o seu nome insuflado e à frente de Camarão(bem mais conhecido e em pré-campanha mais tempo no estado), não é mera coincidência. Todos sabem que o candidato preferencial da família Brandão para sucedê-lo é Orleans e isso pode ser uma estratégia para minar e tirar Felipe do páreo, forçando um rompimento.
Outra esquisitice ainda maior é nos dados para o Senado. De acordo com a pesquisa, o deputado Pedro Lucas aparece na frente do ministro André Fufuca, citado na pesquisa, de forma esdrúxula, como ‘Fufuquinha’.
Pedro Lucas nunca afirmou publicamente que é candidato ao Senado, ao contrário de Fufuca que tem uma pré-campanha consolidada, mais visibilidade, inclusive a nível nacional por ser ministro, e conta com um grupo forte de prefeitos e lideranças políticas que têm impulsionado seu nome no interior do estado. É um nome tão competitivo quanto Weverton e Eliziane.
Um aspecto curioso é que Pedro Lucas pela primeira vez aparece em uma sondagem para senador.
Outro ponto contestável é a aprovação do governador Carlos Brandão ser maior do que o presidente Lula no Maranhão. Sabe-se que o petista enfrenta uma queda brusca de aprovação no país, contudo ainda assim tem uma aceitação considerável no Nordeste, ainda mais no Maranhão que sempre deu votações consagradoras ao Presidente.
São incongruências como estas que colocam em xeque a pesquisa.
Respostas de 8
Com certeza. A família Brandão soube do resultado e ao invés de trabalhar e cumprir o que promete, eles fazem é comprar pesquisa. Fora OLIGARQUIA Brandão!!!
Essa pesquisa traz uma única verdade , se não houver algo que efetivamente force Brandão concorrer o Senado, o martelo esta batido e Orleans Brandão é o candidato do clã. Serão capazes de qualquer coisa para isso, essa pesquisa totalmente absurda é apenas o primeiro passo para consolidar a estratégia. Uma coisa é verdade, o clã não se importa em repercussão de números por mais absurdos que sejam. Acho que nem na secretaria que é responsável Orleans Brandão tem 16% ,só não colocaram ele já em primeiro porque seria demais , contudo até o final do ano vai ter pesquisa mostrando Orleans vencendo no primeiro turno. Felipe Camarão já pode pedir demissão do papel de bolo da corte do Rei Brandão
Morei no Maranhão por mais de meio século e continuo me sentindo envergonhado com o desempenho da política e dos políticos no estado, bem como a cultura do atraso que desponta em cada eleição, comparando-se a outros estados que um dia já estiveram por últimos na fila do ranking de desenvolvimento econômico e social da União. Nessa matéria analítica sobre o resultado da pesquisa, fala da influência do Lula e o petismo. O mesmo estado que fez de Flávio Dino duas vezes governador, senador e por fim, como boa cria do Lula, dentro do STF, para ajudar a manter essa organização criminosa no poder. O governador que tirou verba da saúde em plena pandemia para fazer quartos de motéis nos presídios, para que bandidos possam ter conforto e prazer na hora da visita íntima.
São por essas e muitas coisas mais que se comparamos o país como um corpo, o Maranhão já tem seu lugar definido: o traseiro e, bem fedorento!
Por essas e outras é que ninguém acredita mais nesse instituto de pesquisa, aliás muitos institutos de pesquisa estão impulsionando a onda da desinformação, pós verdade.
Agora que entendi essa pesquisa lendo a coluna da Veja que divulgou o resultado. Os entrevistados entenderam que orleans Brandão era o governador Brandão, por isso aquele índice de 16%. Tava até triste com o Paraná pesquisas que considero um instituto sério mas tá explicado o contexto.
Que continue assim !!! Camarão,se tiver caro, NÃO COMPRE!!! BRAIDE GOVERNADOR EM 2026 !!!!
Num determinado órgão da agricultura familiar e extensão rural, o presidente que baixa as calças pra Iracema Vale fazendo uma administração exclusiva colocando servidores pago com recurso do governo do estado a favor da prefeitura de barreirinhas, nesse órgão ninguém conhece esse tal de Orleans. De jndecsaih essa pesquisa.