O Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) realizou, na manhã desta terça-feira (26), sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo prefeitos e representantes dos municípios consorciados, em São Luís. O encontro tratou de pautas estratégicas para o fortalecimento institucional e para o planejamento das ações previstas para o exercício de 2026.
A reunião foi presidida pelo prefeito Didi do PP, de Alto Alegre do Pindaré, que abriu os trabalhos destacando a importância da participação dos gestores municipais e o compromisso do consórcio com o desenvolvimento regional. Além do prefeito Didi, participaram da reunião o prefeito Helder Aragão, de Anajatuba; Felipe Marreca, prefeito de Itapecuru Mirim; Edinalva Brandão, prefeita de São Francisco do Brejão; Alexandre Colares, prefeito de Pindaré Mirim; Juscelino Marreca, prefeito de Santa Luzia; Samuel Ribeiro, prefeito de São Pedro da Água Branca; Jeilson dos Reis Santos, prefeito de Bom Jesus do Tocantins/PA, além dos representantes de Açailândia, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Vila Nova dos Martírios.
Entre os principais pontos discutidos, esteve a aprovação do Orçamento do CIM para 2026, apresentada pelo setor de Finanças, assim como a validação do Plano Plurianual 2026–2029, em conformidade com o Plano SALTO do CIM. Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade pelos prefeitos presentes.
Outro destaque foi a análise e aprovação das alterações do Protocolo de Intenções e do Estatuto Social, adequando o consórcio à entrada de novos municípios e ampliando seus objetivos gerais e específicos. Também foi apresentada a relação de cidades com interesse formal em aderir ao CIM, como Raposa, Imperatriz e São José de Ribamar, além de outros municípios que buscam apoio técnico para captação de recursos do Fundo da Ferrovia (FRD) junto ao BNDES, como Davinópolis, Governador Edson Lobão, Rosário e Passo do Lumiar.
Durante a assembleia, a direção do CIM, apresentou os avanços dos Projetos do BNDES, detalhando metas e resultados esperados nos eixos de Educação, Infraestrutura, Emprego e Renda. A partir das proposições dos gestores, foi aprovada ainda a inclusão do Eixo Saúde, atendendo à solicitação dos prefeitos, especialmente de Helder Aragão, de Anajatuba.
Também foram validados diversos Atos Administrativos, incluindo resoluções referentes ao rateio mensal, créditos adicionais suplementares e parcelamento de débitos de exercícios anteriores. Todas foram aprovadas por unanimidade.
Outro ponto relevante foi a apresentação do Estudo Técnico sobre CFEM, tratado pelo Procurador Jurídico e pela equipe técnica do CIM, com esclarecimentos sobre valores recebidos, repasses e propostas de ajustes para maior eficiência no uso dos recursos. Prefeitos destacaram a importância da pauta, especialmente diante da redução mensal registrada.
Foram ainda discutidos projetos em parceria com o Serpro, com a Fundação Vale, participação em editais e orientações sobre certidões obrigatórias para execução de projetos, além da apresentação de propostas enviadas à Vale para a execução de ações nos municípios.
Ao final, os gestores presentes agradeceram o trabalho do consórcio e reforçaram a importância das ações do CIM para o desenvolvimento regional, em especial das cidades cortadas pela Estrada de Ferro Carajás.



