Nikolas Ferreira é o líder em influência no Instagram entre a classe política brasileira, seguido por Jair Bolsonaro e Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba (SP). O prefeito de São Luís, Eduardo Braide figura na lista. O diagnóstico inédito consta num mapeamento sobre os cem maiores nomes dessa área para a plataforma no país, feito pelo MonitoraBR em parceria com a Zeeng Social Media Benchmarking (a lista completa consta abaixo).
Além de identificar individualmente quais são as figuras com maior engajamento na rede, o estudo mostrou qual é o padrão que tem melhor desempenho entre os usuários dela.
As melhores performances vêm da direita (56%), seguida do centro (26%) e, então, da esquerda (18%) — nesta última, os mais bem colocados são Erika Hilton (na quarta posição do top cem) e Lula (na oitava) . Os homens são maioria (75%), ultrapassando as mulheres (25%) numa proporção de três deles para uma delas. Na divisão por estado, os destaques vêm de São Paulo (32%) e Rio de Janeiro (15%), seguidos de Rio Grande do Sul e Minas Gerais (8% do ranking cada).
Deputados federais, como é o caso de Nikolas (, têm os desempenhos mais bem-sucedidos (34%), indicando a existência de uma liderança do Legislativo no Instagram. Já os estaduais aparecem na sequência (13%), assim como os vereadores (11%) e os políticos sem mandato (11%). Prefeitos (9%) estão acima dos senadores e governadores (6% cada). Ministros têm menos proeminência (3%), assim como ex-deputados, secretários de estado e demais ocupações.
Na divisão por partido, o PL de Nikolas e Bolsonaro está na dianteira, dominando 42% do ranking. A lista dos cem mais no Instagram também inclui nomes do União Brasil (9%); PSD (9%); PSOL e Novo (7% cada); Republicanos e PT (5% cada); MDB (3%), além de PDT, PSD e Podemos (2% cada). Aparecem com parcelas de 1% da listagem: Avante, PRTB, Rede, PP e PCdoB.
A análise considerou 442 mil publicações, feitas por 2,6 mil políticos brasileiros (isolados os cem principais) entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025. Elas somaram 1,8 bilhão de interações.
Confira o ranking dos cem políticos mais influentes no Instagram, de acordo com o engajamento médio que cada um obtém na plataforma:
- Nikolas Ferreira
- Jair Bolsonaro
- Rodrigo Manga
- Erika Hilton
- André Fernandes
- Lucas Pavanato
- Eduardo Bolsonaro
- Lula
- Cleitinho Azevedo
- Fábio Teruel
- Tarcísio de Freitas
- Sargento Salazar
- Gustavo Gayer
- Marcel van Hattem
- Sargento Fahur
- Flávio Bolsonaro
- Mário Frias
- Carla Zambelli
- Deltan Dallagnol
- Zoe Martinez
- Magno Malta
- Romeu Zema
- Fernando Haddad
- Carlos Bolsonaro
- Amanda Vettorazzo
- Thiago Gagliasso Ferreira
- Bia Kicis
- Guilherme Boulos
- Pablo Marçal
- Delegado Palumbo
- Abílio Brunini
- Renato Freitas
- Leonam Pinheiro Rodrigues
- André Janones
- João Campos
- Paulo Messina
- Thabatta Pimenta
- Célio Studart
- Ciro Gomes
- Carlos Jordy
- Caroline de Toni
- Índia Armelau
- Giselle Monteiro
- Guilherme Derrite
- Damares Alves
- Sergio Moro
- Kim Kataguiri
- Delegado Matheus Laiola
- Sâmia Bomfim
- Tabata Amaral
- Ana Campagnolo
- Paulo Bilynskyj
- Túlio Gadêlha
- Cristina Graeml
- Julia Zanatta
- Leo Siqueira
- Fernando Holiday
- Romário Faria
- Rafael Satiê
- Manuela d’Ávila
- Gilson Machado
- Jorginho Mello
- Ricardo Salles
- Ronaldo Caiado
- Arthur do Val
- Carmelo Neto
- ACM Neto
- Claudio Branchieri
- Marina Helena
- Tenente Coronel Zucco
- Eduardo Braide
- Eduardo Leite
- Rick Azevedo
- JHC
- Sonaira Fernandes
- Rodrigo Valadares
- Topazio Neto
- Helio Lopes
- Gustavo Victorino
- Simone Tebet
- Eduardo Paes
- Bruno Engler
- Marciano Perondi
- Alexandre Padilha
- Silvio Luiz de Almeida
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança
- Silvia Waiãpi
- Marcelo Freixo
- Lucas Sanches
- Raquel Lyra
- Fernanda Melchionna
- Léo Morais
- Duda Salabert
- Dra. Mayra Pinheiro
- Marina Candia
- Filippe Poubel
- Fábio Faria
- Luiz Felipe d’Avila
- Lindbergh Farias
- Cristiano Caporezzo
Uma resposta
O Instagram do prefeito é muito bem conduzido por uma assessoria paga a peso de ouro, que bloqueia comentários que são incômodos ao prefeito. Eu nunca xingo ninguém, não faço acusações levianas, meus comentários são sempre pautados no fato, mas sou bloqueada nas redes sociais da prefeitura simplesmente por escrever fatos. Quem NÃO quiser ser alvo de críticas é só não entrar na vida pública. Eu jamais jogarei confetes em políticos porque NÃO é uma classe confiável.