Braide entrega requalificação do Centro de Saúde Djalma Marques, no Ipem Turu

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta segunda-feira (19), o Centro de Saúde Djalma Marques, no Ipem Turu, totalmente requalificado. Com a requalificação, a unidade teve seus serviços ampliados e agora é a primeira do Maranhão na Atenção Básica em Saúde a ter um ambulatório de prevenção combinada contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS), oferecendo o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP).

“Estamos entregando mais um Centro de Saúde todo reformado e requalificado, ampliando a capacidade de atendimento à população. Nós dobramos o número de equipes de Estratégia de Saúde na Família, isso representa mais pessoas atendidas com qualidade maior e menor tempo de espera. Também implantamos um serviço pioneiro para a prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Vamos levar este serviço para outras unidades de saúde, chegando a todas as regiões da cidade. É assim que estamos avançando na saúde em São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Prevenção HIV/AIDS 

Com a reforma e requalificação, o Centro de Saúde Djalma Marques agora conta com um ambulatório de prevenção combinada contra HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Esta é a primeira unidade da atenção básica a contar com o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP) no estado.

Por meio do ambulatório serão oferecidos ainda os serviços de testagem regular para o HIV; prevenção da transmissão vertical; tratamento das infecções sexualmente transmissíveis; imunização para as hepatites A e B; orientações de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; encaminhamentos para profilaxia pré-exposição (PrEP) e para o tratamento de pessoas que já vivem com HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

A entrega do Centro de Saúde Djalma Marques contou com a presença da vereadora Silvana Noely (PTB), do secretário adjunto de Comunicação, Igor Almeida; e das equipes da Semus, Semosp e da unidade de saúde.

Deixe uma resposta