Colunaço do Dr.Pêta

PETINHADAS

*** Passada a tão aguardada reunião de 31 de janeiro, no Palácio dos Leões, e com o senador Weverton Rocha ‘oficialmente rachado’ com o grupo governista, mesmo declarando apoio a Flávio Dino a senador, alguns ‘lances’ interessantes chamam a atenção no cenário político-administrativo!!! Primeiro, a ‘guerra de narrativas’ iniciada desde que Dino (leia-se Palácio dos Leões) praticamente oficializou Brandão como pré-candidato situacionista a governador do Maranhão e Weverton Rocha confirmou, com todas as letras, que manteria a sua pré-candidatura!!! Foi a ‘senha’ para que os ‘exércitos midiáticos’ do senador e do vice-governador iniciassem uma enxurrada de notas e matérias…, cada qual noticiando, especulando e até inventando de acordo com os interesses do respectivo ‘chefe’!!! O que, aliás, já vem sendo feito há vários meses!!! Entrar em detalhes aqui é dar fôlego a um tipo de jornalismo que está longe, mas muito longe de defender os verdadeiros interesses do Maranhão, pois mais preocupado está com seus interesses pessoais!!! Melhor deixar as conclusões para a própria opinião pública, que sabe quem, na mídia maranhense, realmente está preocupado com o desenvolvimento do estado!!!

*** Bom, e com as cartas na mesa e os lados definidos, as atenções se voltam para as alianças!!! Até agora, o vice-governador Brandão tem levado vantagem sobre Weverton!!! Em Caxias, por exemplo, fechou com as duas maiores forças da região: o prefeito Fábio Gentil e a deputada Cleide Coutinho, viúva de Humberto Coutinho, uma das maiores lideranças que Caxias já teve!!! Brandão recebeu, também, apoio unânime do diretório estadual do PT!!! O próprio governador Flávio Dino, empolgado com o feito do seu vice, disse que ele era candidato fortíssimo ao Prêmio Nobel da Paz, em 2022!!! E é verdade; afinal, depois de seis meses de muito diálogo, com a ajuda do new petista Felipe Camarão, Brandão conseguiu a unanimidade inédita do ‘briguento’ PT do Maranhão!!! Podem fortalecer a pré-candidatura do vice-governador, ainda, as forças políticas dos deputados federais Pedro Lucas e André Fufuca…, e do líder pedetista da região de Codó e diretor-presidente do Detran-MA, Francisco Nagib!!! Até então aliado de Weverton Rocha, Nagib anunciou apoio a Brandão e disse que vai se desfiliar do PDT!!! E existe, também, uma conversa em franco andamento com a senadora Eliziane Gama, que, por enquanto, permanece firme com Weverton!!!

*** As definições têm efeito na administração de Flávio Dino!!! O secretário da Segurança, Jefferson Portela, por exemplo, que escolheu seu lado com Weverton, já entregou o cargo desde a sexta-feira!!! Tinha anunciado que só sairia se fosse exonerado por Flávio Dino, mas quando soube que o governador já estava tomando essa providência, arrumou as gavetas e “se demitiu”!!! O secretário Simplício Araújo, da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), não está com Brandão (ao menos por enquanto), não anunciou apoio a Weverton, mas entregou o cargo para ‘rodar’ o Maranhão na sua pré-campanha!!! E saiu do governo anunciando que seu candidato a senador é Flávio Dino!!!

*** Certo é que com os lados definidos o vice Brandão, que assume o governo em 31 de março, já alinha com Flávio Dino as mudanças que fará!!! Por enquanto, segundo uma fonte fidedigna do Palácio dos Leões, ainda não há nomes definidos, principalmente para a Secretaria da Segurança!!! Jefferson Portela já não é mais secretário e o martelo com o nome do interino deve ser batido nos próximos dias!!! Enquanto o nome do secretário da Segurança Pública interino não aparece, o adjunto Leonardo ‘toca o barco’!!! Na Seinc, já há um interino definido: Sérgio Sombra, diretor-presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema)!!! Sombra acumulará os cargos até a saída de Flávio Dino, quando Brandão anunciará o novo titular da Seinc!!! Na Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), com a saída do pedetista Márcio Honaiser, a adjunta Larissa Abdala ‘toca o barco’, mas o nome do novo titular ainda será definido nas conversas!!!

*** A fonte palaciana informou que os interinos permanecerão até que Brandão resolva quem realmente assumirá as pastas!!! Para isso, o vice-governador vai levar em conta dois critérios: alianças que estão sendo costuradas e desempenho!!!

*** E olha essa que um petista ‘futurólogo’ disse a Dr. Pêta, essa semana, em relação a Lula nas eleições para governador do Maranhão!!! Lulista ‘roxo’, ele disse que acha difícil Lula pedir voto para Brandão ou Weverton!!! “Lula não vai pedir voto pra ninguém. Vai gravar para Flávio Dino e só. Já fez os gestos de vontade do que ele desejaria para o estado. Como não será possível Weverton com Flávio Dino juntos, ele nem pisará no Maranhão”!!!

*** Meu amigo, essa aqui deveria ser caso para o protagonista ir direto para a penitenciária de Pedrinhas!!! Mas não foi!!! Um presidente de conhecida associação da ‘Grande Ilha’, assessor de desembargador, ‘acordou’ um prédio inteiro, na madrugada de domingo, 30, ao espancar covardemente a ‘cara-metade’, dentro do apartamento do casal, na Ponta do Farol!!! Assustado e temendo pela vítima, que gritava bastante, o porteiro do prédio chamou a Polícia e quando a viatura chegou os militares levaram uma ‘carteirada’ do assessor do magistrado e simplesmente foram embora sem tomar qualquer providência!!! A ‘cara-metade’ espancada desistiu de dar queixa, não teve boletim de ocorrência e tudo ficou por isso mesmo!!! O crime aconteceu no prédio do Flertinho, próximo ao restaurante Petisco, quase em frente à entrada da Avenida Litorânea, que fica do outro lado da avenida!!! Pessoas que ‘presenciaram’ a confusão disseram não saber o motivo da agressão, e que só ouviram o presidente de associação gritando que a esposa o havia desrespeitado!!! Pior é que o assessor de desembargador, que havia se mudado há dois meses para o “Condomínio Flertinho”, já tinha “aprontado outra”!!! No Natal, provavelmente embriagado depois de sair de um dos “seus bares”, ele chegou a disparar vários tiros na porta do prédio!!!

*** Pense num clima tenso, domingo passado, ali no clubinho da pontinha da Ponta da Areia!!! Tudo começou quando um causídico, integrante da diretoria, chegou acompanhado de uma ‘namorada’ que está curtindo há uns dois meses e apresenta aos amigos como “meu docinho”!!! A mesa repleta…, beijinho pra lá, beijinho pra cá no ‘docinho’, quando um ‘mega curioso’ ‘se vira’ e pergunta para a ‘namorada’ do causídico: “Você é traveco”???!!! Como assiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmm???!!! Pois é…, ‘pior’ que a pergunta, ‘na lata’, deu um certo alívio para casal, e então o membro da diretoria do clube resolveu assumir tudo, ‘na boa’ e ‘sem medo de ser feliz’!!! Mas, aí, uma mulher que estava na mesa, cheia dos preconceitos, não gostou nada da história e iniciou uma discussão ‘abrindo o verbo’ contra ‘a namorada’ do causídico!!! Meu amigo, pense num ‘barraco’, num ‘balacobaco’ forte!!! Confusão grande, que só terminou quando o ‘namorado apaixonado’ revelou: “Pois fique a senhora sabendo que ‘meu docinho’ me trata melhor que muitas já me trataram”!!! O amor é lindo!!!

*** E olha que excelente notícia para o Maranhão o JP publicou nessa sexta, 4!!! O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna informou que a bacia petrolífera Pará-Maranhão já deve ser explorada no 2º semestre deste ano!!! Pois é…, tudo indica que a Petrobras vai entrar na exploração da Margem Equatorial daqui a poucos meses!!! A região se estende do litoral do Rio Grande do Norte ao Oiapoque (AP) e concentra as bacias Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar!!! “A partir do segundo semestre podemos entrar na exploração da Margem Equatorial, fazendo furos para investigação. Há uma extensão de 400 quilômetros. Dependendo do sucesso, podemos ter boas surpresas pela frente”, afirmou Silva e Luna, durante sua participação no Latin America Investment Conference 2022, promovida pelo Credit Suisse!!! É ou não é para Carlos Brandão, governador já empossado na época, comemorar???!!!

*** O que tem de gente por aqui na ‘terrinha’ que deveria absorver as palavras do procurador-geral da República, Augusto Aras, ditas no Supremo Tribunal Federal (STF), na abertura do ano judiciário, é uma ‘festa’!!! Pois é…, Aras dedicou boa parte do seu discurso à defesa da liberdade de expressão e a dizer que todos deveriam “educar os ouvidos às diferenças de opinião”!!! Isso aí!!!

*** Rapaz, e não é que tá tendo um ‘leilão’ para a reforma da Praça da Matriz de Santa Inês!!! Pois é…, ‘prestatenção’!!! Um deputado se comprometeu em conseguir uma verba de ‘oitocentas pilas’ para essa obra!!! Quando soube, por meio das redes sociais, que quem havia pedido ao parlamentar que viabilizasse o recurso tinha sido o ‘Libanês’, ‘Dom Felipe’ acionou um amigo parlamentar e adivinha???!!! Este deputado, ‘enciumado’ com a entrada do outro parlamentar na ‘terra santa’, praticamente dobrou a verba, anunciando “um milhão e meio de pilas” para a mesma reforma!!! Quem está ‘feliz da vida’ é o padre da cidade, que finalmente vai receber essa obra, depois de ‘futucar’ por anos e anos e não conseguir!!!

*** E olha só essa de um blogueiro no setor de imprensa do ‘poder rangedor’, ao lado do plenário!!! Ao ver a mesa das autoridades composta, no início dos trabalhos legislativos de 2022, o ‘escriba’ ‘mandou bala’: “Elas”… ali tá parecendo é a ‘Mesa da Santa Ceia’!!! Foi o bastante para um colega curioso replicar: “ Então, tu, que sabes de tudo, me diz, aqui baixinho, quantos e quem são os Iscariotes dessa mesa”???!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, e quem voltou à crista da onda’ voluntariamente, inclusive ele mesmo ligando para um programa de FM local, foi o ‘famoso’ “Rei das Bananas”!!! Pois é…, ligou pra dizer que estava voltando e que o acidente lhe causou apenas três fraturas!!! Depois, agradeceu aos amigos que ligaram preocupados, inclusive o âncora do programa, que, como sempre criativo, perguntou: “Rei da Bananas’, teve pessoas também que logo assim que souberam do acidente, diante da gravidade, pensaram que as dívidas teriam sanado!!! Aí o acidentado ‘mandou bala’: “O carro não presta mais; porém, eu já estou me recuperando…, e, assim que estiver andando, vou levar aí uma cesta completa de frutas, pois sou trabalhador e vivem me julgando por agiotagem!!! Se o problema é agiotagem, tem que fazer outra penitenciaria pra botar todo mundo”!!!

*** E quem faturou bem com a volta dos trabalhos no ‘poder rangedor’ foram os cabelereiros!!! É só olhar as transmissões a partir de amanhã!!! O decano, médico da região Tocantina, tá com uma cabeleira da mesma cor de quando entrou na faculdade!!! Aquele lá da região de Balsas, que largou a secretaria, mas continua nas inaugurações de restaurantes populares, esse ‘meteu’ quase um avermelhado na ‘coronha’!!! E o grandão’ que fica auxiliando o pessoal da mesa diretora???!!! Até uns 20 dias atrás, estava com a cabeça branquinha…, vê o ‘cabra’ agora!!! Melhor fazer como o ex-governador senador, que manda buscar tinta lá em Mirador!!! Porém, o mais autêntico, mesmo, é o ‘nosso’ conselheiro, pai de deputados…, esse, sim, não abre mão do tom graúna lá de Olinda Nova, hahahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, viram essa de um juiz denunciado na Corregedoria de Justiça do Piauí por nomear um advogado morto para defender o jornalista Arimatéia Azevedo, editor do Portalaz???!!! Pois é…, apesar de dispor de quatro advogados para defendê-lo em juízo, o jornalista Arimatéia Azevedo – preso há 121 dias – foi surpreendido, na sexta-feira, 4, com uma determinação “sui generis” do juiz da Comarca de Altos-PI, Ulisses Gonçalves, respondendo pela primeira vara criminal de Teresina, que nomeou para defendê-lo um advogado dativo que já morreu há muito tempo!!! Após destituir pela segunda vez os defensores constituídos por Arimatéia Zzevedo, dentro do processo, inclusive mandando deletar todas as peças de defesa e incidentes por escrito já realizadas nos autos, o juiz nomeou o advogado Francisco Alberto Portela Duarte, em cuja ficha de inscrição na seccional paraibana da OAB aparece como falecido!!!

*** Diante da gravidade do fato, os advogados de defesa do jornalista consideram a atitude do juiz como arbitrária e ensejadora do crime de abuso de autoridade, quando o magistrado deliberadamente intervém na defesa e impõe qualquer advogado para defender o jornalista!!! Na primeira vez, Gonçalves designou um advogado que mora e atua em Esperantina, a 190 km de Teresina, que não lhe deu qualquer confiança, desistindo de aceitar a incumbência!!! Depois, o juiz apelou à Defensória Pública, que mostrou não caber o papel de defensor, uma vez que o jornalista estava com advogados constituídos e o juiz sequer despachou os incidentes, procedimentos feitos pela defesa, inclusive colocando-o sob suspeição!!! Gonçalves ameaçou o defensor!!! Agora, diante de mais uma atitude típica de abuso de autoridade, o jornalista Arimatéia Azevedo não teve outra alternativa senão denunciar o magistrado, na Corregedoria-Geral de Justiça, por “Crime de Abuso de Autoridade, formulando, também, Pedido de Providências e de Sindicância junto à OAB-PI pela agressão às prerrogativas dos advogados de defesa constituídos pelo jornalista no processo”. O jornalista já prepara, inclusive, um pedido de Correição junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apurar os desvios de comportamento do magistrado da Comarca de Altos!!!

MISTÉRIO

*** Qual foi o secretário que disse que não iria pedir exoneração de jeito algum, mas, sexta-feira, 4, quando soube que seria demitido pelo governador Flávio Dino, mais que depressa, por segurança, tratou logo de entregar o cargo???!!!

*** Mistério reproduzido a pedidos!!! Será que procede a informação que dá conta de que’ todos os ocupantes de cargo de primeiro e segundo escalões foram alertados com esse recado: “quem não estiver com Brandão que entregue o cargo até segunda-feira, dia 31”???!!!

*** Quem foi a figura que concorria nas eleições dos novos dirigentes do TJMA que fez uma visita a um magistrado para pedir o voto dele, e ouviu, ‘na lata’, que o ‘dito-cujo’ não votaria na tal pessoa porque achava que ela estava apoiando um adversário dele para um dos três cargos do judiciário???!!!

*** E quem foi o ‘poderoso’ que teria ‘feito chegar’ a alguns magistrados que, se uma certa figura vencesse as eleições no TJ, contas do estado seriam bloqueadas para pagar precatórios???!!! ‘Rapá’!!!

*** Qual foi o auxiliar de alcaide da ‘Grande Ilha’ que deu um ‘zignal’ em sindicalistas, ‘desembarcando’ uma reunião agendada pelo ‘chefe’ e frustrando os ‘barnabés’???!!! ‘Rapá’…!!!

*** Qual “casa de saúde” foi entregue de forma silenciosa à iniciativa privada, sem a devida publicidade???!!! MP ‘neles’!!!

*** Qual é a nova casa de saúde municipal em que ‘Ana Jansen’ anda ‘tocando o terror’, depois de ser defenestrada da Madre Deus???!!! Help!!!

*** Qual terá sido o motivo que levou Jefferson Portela a entregar o cargo de secretário da Segurança Pública, na sexta-feira, 4, depois de ter anunciado, em entrevista, dia 31 de janeiro, que não pediria exoneração???!!! Mistééééééério!!!

*** Qual seria esse ‘montão de gente’, emprestadora de ‘dindim’ a juros, que ‘Rei das Bananas’ disse que, se for prender, tem que fazer outra penitenciaria???!!! (ver Petinhada sobre o ‘tema’)!!! Hum…!!!

Deixe uma resposta