Colunaço do Dr.Pêta no JP

Notas do Dr.Pêta

*** Rapaz, e não é que o artigo de terça-feira, 5, do ex-governador José Reinaldo Tavares, foi destaque nesse sábado, 9, no jornal Correio Braziliense!!! Pois é…, o articulista das terças do JP alertou que o estado de “Mato Grosso não quer a Ferrogrão”, o jornal do Distrito Federal se interessou e abriu grande destaque, ontem, com o título “Ferrogrão põe em risco a logística das novas fronteiras agrícolas”!!! O artigo foi publicado na íntegra, em página nobre, e sendo a coluna de destaque, no alto da página!!! No artigo, José Reinaldo defende que essa ferrovia é nociva aos interesses nacionais do agronegócio e defende que os R$ 2 bilhões colocados à disposição dos interessados, de maneira imprudente, sejam destinados para a ferrovia que liga o Matopiba à Ferrovia Norte Sul, conforme proposta do Tribunal de Contas da União (TCU)!!!

*** Garante o ex-governador que o ‘Ferrogrão’, idealizado por várias tradings, é um projeto equivocado, caríssimo, não contribui em nada para o desenvolvimento da logística de transporte de cargas do Brasil, e vai prejudicar os agricultores brasileiros, que serão acusados de desmatar a Amazônia e desrespeitar o direito de muitas tribos indígenas que vivem em reservas ao longo do trecho!!! No artigo, José Reinaldo ressaltou um pronunciamento do senador mato-grossense Jaime Campos, indignado no plenário, alertando que esse projeto é uma cilada e que, se concretizado, prejudicará muito os interesses dos agricultores e do agronegócio do estado!!! “O ministério chegou a colocar R$ 2 bilhões para que o construtor se defenda de futuras demandas ambientais”, disse o ex-governador, denunciando que esse dinheiro está sendo tirado da Ferrovia Balsas-Estreito, “uma ferrovia altamente viável e necessária, a ponto de receber recomendação do TCU para ter esse recurso, oriundo da renovação da outorga da EF Carajás, 80% dela construída no Maranhão e que, por decisão do Minfra, foi o único estado que nada recebeu pela renovação de ferrovias: o único”, ressaltou!!!

*** “O governo federal quer colocar em um ‘mesmo balaio’ a Ferrogrão e a extensão da Ferronorte. São coisas diferentes, como diferente foi o caso da Fico (Ferrovia de Integração do Centro Oeste). Ninguém condicionou a construção da Fico ao leilão da Ferrogrão. Por que fazer isso com o projeto de expansão da Ferronorte que já tem contrato de concessão assinado e só precisa de uma autorização da ANTT? A Ferrogrão é inviável se a Ferronorte chegar ao Nortão? Vale a pena o Minfra comprometer a reputação de todos os projetos de infraestrutura para tentar vender aos fundos árabes e chineses que a Ferronorte nunca chegará a Cuiabá e ao Nortão? E que a Ferrogrão será o bastião salvador do agronegócio mato-grossense? Situação esquisita que fui obrigado a denunciar no plenário do Senado da República para salvar Mato Grosso de uma cilada”, bradou o senador Jaime Campos, conforme transcreveu José Reinaldo em seu artigo!!!

*** É preciso que a bancada do Maranhão se movimente em Brasília para reverter essa situação!!! Dr. Pêta foi informado de que o vice-governador Carlos Brandão, em exercício no governo do estado, tem tomado providências nesse sentido!!! Uma união do governo com a bancada seria de suma importância nesse momento!!!

*** Os brasileiros se depararam, essa semana, com a preocupante notícia de que os caminhoneiros do Brasil anunciaram uma paralisação nacional!!! Pois é…, o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Cntrc) informou que a categoria aprovou, em 15 de dezembro, um indicativo de paralisação geral a partir do dia 1º de fevereiro!!! Uma série de reinvindicações que ainda não foram atendidas pelo governo federal foi listada!!! Entre elas: piso mínimo de frete, política de preço de paridade de importação aplicada pela Petrobras, marco regulatório do transporte, aposentadoria especial do transportador autônomo e contratação direta do transportador autônomo de cargas!!! Além disso, os caminhoneiros pedem alterações no projeto de lei da ‘BR do Mar’!!! Segundo o Conselho, é necessário que o governo federal adicione ao texto emenda que proíba os armadores ou empresas de cabotagem de contratarem trechos terrestres do transporte de cargas, seja o porto a origem ou destino!!! O diretor Luís Fernando Ribeiro Galvão disse que a categoria segue sem ser ouvida pelo Ministério da Infraestrutura, mas aguarda um avanço nas negociações para que exista a possibilidade de suspensão do movimento grevista!!! Por essas e por outras é que o Minfra precisa agilizar a construção e conclusão de ferrovias!!! Só assim o Brasil deixa de ser refém de categorias que têm o poder de causar enormes transtornos e prejuízos ao país com paralisações!!!

*** Quem será que usou a boa-fé do jornalista Robson Bonin, editor da coluna Radar, da VEJA, para ‘plantar’ a notícia de que Flávio Dino alimenta sonhos ambiciosos na cúpula do PSB e que poderia migrar para o partido a fim de fechar uma dobradinha com Ciro Gomes e isolar de vez o PT em 2022???!!! Rapaz, Dino já disse, e ratificou ao próprio Bonin, que seu Plano A é disputar o Senado!!! Portanto, quem, pelas bandas daqui, está pensando em tirar proveito com essa história de que Flávio vai disputar a Presidência é bom que “tire o cavalinho da chuva!!!

*** E “Seu Lunga de saias”, hein, gente!!! Pois é…, ainda inconformada com a derrota, reuniu-se, essa semana, com um certo parlamentar federal, que, educadamente, tentou fazê-la entender que a ‘dita-cuja’ perdeu a eleição para ela mesma!!! Principalmente pelo jeito ‘cavalheresco’ de tratar as pessoas!!! Meu amigo, pense numa descontrolada!!! A mulher quase aplica uns ‘catiripapos’ no parlamentar!!! Eita, que essa muriçoca chipada do Dr. Pêta sabe de coisa!!!

*** Viram aí a história do erro técnico num trecho do novo prolongamento da Avenida Litorânea, que teve a liberação do tráfego comemorada, nos últimos dias, pelo governo do estado???!!! Pois é…, num trecho do sentido Olho D´Água-São Marcos, a pista ‘sofreu’ um estreitamento prejudicial ao fluxo normal dos veículos devido a dois imóveis que não foram desapropriados!!! Bom, trata-se de uma das obras mais importantes do governo no quesito mobilidade urbana, com previsão de conclusão total em 30 dias!!! Na verdade, o que aconteceu foi uma negligência para o afastamento de um poste antes da pavimentação, o que pode ser corrigido, bastando, para isso, que a Equatorial recue o poste da beira da pista!!! Técnicos consultados por Dr. Pêta disseram que com essa providência, nesse trecho em especial, não haverá necessidade de indenização para retirada dos imóveis!!! No total, foram retirados 42 imóveis de toda a área, sem qualquer litígio judicial!!! Sendo assim, mãos às obras para ajeitar o trecho, porque, do jeito que está, o perigo de acidentes ali é grande; fora o desconforto para os usuários da avenida!!!

*** Rapaz, quase ‘rola’ ‘catiripapo’ na ‘Barraca da Rosa’, ali na ‘Tríplice-Fronteira’!!! Mas também… quem manda “Cacique Timbiras Jr” ‘assanhar os tambores’ pra cima de “Quebra-Velho”, gritando que tinha comprado uma sucata pensando que era um carro!!! Pense num ‘balacobaco’!!! A propósito, ‘nego’ já tá chamando ‘Cacique Jr’ de ‘mão de graxa’…, de tanto o ‘cabra’ andar por oficina, hahahahahahahahaha!!!

*** E pra fechar…

********************

MISTÉRIO

*** Quem é o vereador eleito, com cargo importante na recém escolhida mesa diretora da Câmara de São Luís, que vive dando festa em bufê, mas não ‘coça’ o bolso para pagar seus débitos???!!! Presidente Osmar, bote quente, pois esse vereador não se Emenda!!!

*** Qual foi o candidato a presidente da Famem que, ao sair de um escritório de partido político, essa semana, e ser indagado por um prefeito sobre as eleições respondeu que a disputa “está muito dura”???!!!

*** Com uma bancada feminina de 10 deputadas no Poder Rangedor e uma senadora em Brasília será que técnicas de enfermagem, médicas, enfermeiras e nutricionistas da rede pública, que enfrentam diariamente a pandemia, vão ter algum reajuste salarial ou plano de carreira!!! É o mínimo!!!

*** Quando será que as partes pretendem sentar para revisar um TAC Semus com o MPE???!!! Os ‘barnabés’ esperam ansiosos pelo cumprimento de todas as 14 cláusulas!!!

********************

Trinta e duas mentiras verdadeiras:
1. ADVOGADO: – Esse processo é causa ganha.
2. AMBULANTE: – Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.
3. ANFITRIÃO: – Já vai? Ainda é cedo!
4. ANIVERSARIANTE: – Presente? Sua presença é mais importante.
5. BÊBADO: – Sei perfeitamente o que estou dizendo.
6. CASAL SEM FILHOS: – Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
7. CORRETOR DE IMÓVEIS: – Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.
8. DELEGADO: – Tomaremos providências.
9. DENTISTA: – Não vai doer nada.
10. DESILUDIDA: – Não quero mais saber de homem.
11. DEVEDOR: – Amanhã, sem falta!
12. ENCANADOR: – É muita pressão que vem da rua.
13. FILHA DE 17 ANOS: – Dormi na casa de uma colega.
14. FILHO DE 18 ANOS: – Antes das 11 estarei de volta.
15. GERENTE DE BANCO: – Temos as taxas mais baixas do mercado.
16. INIMIGO DO MORTO: – Era um bom sujeito.
17. JOGADOR DE FUTEBOL: – Vamos reverter a situação no próximo jogo.
18. LADRÃO: – Isso aqui foi um homem que me deu.
19. MECÂNICO: – É o carburador.
20. MUAMBEIRO: – Tem garantia de fábrica.
21. NAMORADA: – Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei.
22. NAMORADO: – Você foi a única mulher que eu realmente amei.
23. NOIVO: – Casaremos o mais breve possível!
24. ORADOR: – Apenas duas palavras…
25. POBRE: – Se eu fosse milionário ajudava todo mundo.
26. RECÉM-CASADO: – Até que a morte nos separe.
27. VENDEDOR DE SAPATOS: – Depois alarga no pé.
28. SOGRA: – Em briga de marido e mulher não me meto.
29. VAGABUNDO: – Há 3 anos que procuro trabalho, mas não encontro.
30. TAXISTA: É bem pertinho!
31. GARÇOM: A demora da comida é porque é tudo feito na hora!
32. AMIGAS NO FACEBOOK: Linda!

Deixe uma resposta