O presidente Lula adiou a viagem à China que estava prevista para amanhã, 25, por causa de uma pneumonia. Em nota, a assessoria de Lula informou que a pneumonia é “leve” e que ida ao país asiático provavelmente será no domingo, 26.
Lula deu entrada para exames no hospital Sírio-Libanês de Brasília na noite desta quinta-feira (23) com suspeita de pneumonia. O quadro foi confirmado pela Presidência.
O presidente cancelou todas as suas agendas desta sexta-feira (24) e adiou a sua viagem presidencial para a China, que estava prevista para a manhã deste sábado.
O cardiologista Roberto Kalil viajou de São Paulo para Brasília a fim de examinar Lula, no Palácio da Alvorada “Ele está bem. Está estável”, disse Kalil, na manhã desta sexta-feira, pouco antes de retornar à capital paulista. Questionado se a viagem de Lula à China será mantida, Kalil respondeu que sim. “Provavelmente, ele irá no domingo”, afirmou o médico.
O presidente descansa no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. Kalil disse que o presidente está num quadro “superestável” e que já vinha sendo medicado, por ter ido ao hospital na noite anterior.
O médico afirma que o presidente deve seguir para a China no domingo (26). “Se estiver bem, sim [está mantida a viagem ao domingo]. A programação está mantida”, disse.
Inicialmente, informou-se que o presidente passaria por uma nova avaliação. Roberto Kalil Filho, no entanto, disse que não seria necessário e que o presidente não fará mais exames.
Lula deu entrada no hospital após retornar de viagem ao Rio de Janeiro. Estava com bastante tosse e sentindo mal-estar e sintomas gripais. Ele estava com pressão alta e então diagnosticaram suspeita de pneumonia.
Lula realizou exames no hospital Sírio Libanês, em Brasília, na noite de quinta-feira, após viagem a Estados do Nordeste e ao Rio de Janeiro. “O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, informa nota enviada pela assessoria do presidente.
Brandão
O presidente Lula convidou o governador do Maranhão, Carlos Brandão(PSB), para acompanhá-lo na viagem oficial à China. Além de Brandão, mais dois maranhenses estarão na comitiva: o deputado federal Fábio Macedo (Podemos-MA), que é líder do Podemos, e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Com isso, o vice-governador Felipe Camarão assume no domingo.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil. A viagem terá uma comitiva com cerca de 200 empresários de vários setores, entre os quais infraestrutura, agronegócio, alimentos, roupas, calçados e inovação digital, além de representantes de instituições financeiras.