Construção Civil gerou saldo positivo de emprego e renda para profissionais maranhenses

Foram 40.605 mil postos de trabalho gerados em todo o Estado do Maranhão em 2021. O Governo do Estado, por meio de obras que seguem em andamento sob gestão da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), tem um forte impacto para esses resultados.

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), coletados pelo Ministério da Economia do Governo Federal, os setores que tiveram saldos positivos foram serviços, comércio, construção civil e agropecuária. Somente a área de construção fechou o ano com 6.224 oportunidades de trabalho no Maranhão.

Quem se beneficia disso diretamente são os profissionais maranhenses, que têm a possibilidade de mudar a história em que se encontravam.

O operário Vanderlei Cantanhede estava trabalhando em outro estado por falta de emprego na região. Com o início da construção da Ponte Central Bequimão, teve como voltar para casa e ajudar a família estando próximo. “Aqui o serviço é bom porque fica mais perto. A gente longe às vezes acontecia alguma coisa com a família e a gente não sabia, e para vir é uma dificuldade. Aqui tá pertinho”, contou.

Em 2021, foram muitas histórias mudadas pela perspectiva do novo emprego gerado. Histórias como a do Teodoro Rodrigues, que quebrou barreiras e mesmo com uma deficiência auditiva, se destaca como agente de segurança na obra do Hospital da Ilha.

“Eu tenho uma pequena deficiência do lado direito do meu ouvido. Me senti muito bem acolhido aqui na obra, não tenho nenhuma reclamação. A minha rotina de trabalho é mais na questão de  distribuição de EPI na sala, interno, e também na pesquisa de campo, fazendo levantamento, vistoria, se os colaboradores estão usando todos os equipamentos adequadamente, corrigindo os locais de risco para a gente garantir a segurança em todos esses pontos. A obra ganha com a segurança, isso economiza na questão de um possível acidente, nos custos com o colaborador, afastamento, enfim. Estava desempregado e surgiu essa oportunidade, esse emprego melhorou muito minha vida”, contou Teodoro.

O secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, observa o investimento em novas obras no Maranhão como um forte indicador de crescimento e movimentação financeira no estado.

“Estamos constantemente visitando novas obras que passam a integrar esse volume de investimentos no Maranhão. E um dos grandes impactos é a geração de emprego. Novos postos de trabalho mudam a economia da cidade, e isso só faz com que o estado avance”, destacou Noleto.

Deixe uma resposta