• Cota de gênero: TRE-MA adia julgamento do PSC para 2024

    O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão(TRE-MA) adiou para janeiro de 2024 o julgamento da ação contra o PSC por suspeita de fraude à cota de gênero nas eleições de 2022.

    O julgamento seria realizado no plenário físico da Corte Eleitoral, com data estimada para esta segunda-feira, 18, porém a onda da Covid 19 voltou ao Maranhão acometendo inclusive os advogados do partido. Eles alegaram à Corte que contraíram o vírus, pedindo por sua vez o adiamento da sessão, o que foi acatado.

    Outro julgamento sobre o mesmo tipo de acusação que deveria ocorrer nesta segunda-feira(18) era o que tem como réu o Podemos. No entanto, a necessidade de apreciação de embargos também provocou o adiamento. As ações podem resultar na perda dos mandatos dos deputados Wellington do Curso e Fernando Braide (ambos do PSC), Júnior Cascaria e Leandro Belo (os dois do Podemos).

    Ainda no fim do mês de novembro, o plenário virtual do TRE-MA concluiu o julgamento da ação contra o União Brasil por suposta fraude à cota de gênero, e por unanimidade, os membros da corte eleitoral rejeitaram cassar toda a chapa que disputou vagas de deputado estadual em 2022.

    A deliberação, por ora, livra o deputado estadual, Neto Evangelista de perder o mandato em julgamento no TSE. (Com site Segunda Opinião)

    Deixe uma resposta