A senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) apresentou requerimentos, convocando indivíduos que considera envolvidos direta ou indiretamente nos atos golpistas para prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro.
Entre os convocados estão Alan Diego dos Santos Rodrigues e George Washington de Oliveira Sousa, ambos condenados pela Justiça devido à tentativa de explosão de uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília e por estarem presentes nas manifestações que contestavam o resultado das eleições de 2022.
“Importante ressaltar que a escalada golpista teve muitos capítulos e um dos mais marcantes foi a tentativa de atentado com bomba. Portanto, considero esses depoimentos importantes para a apuração dos fatos”, ressaltou a parlamentar.
Além dos envolvidos na tentativa de explosão, a senadora também pretende ouvir integrantes do alto escalão do governo Bolsonaro, como os generais Augusto Heleno e Braga Neto. “Precisamos descobrir se houve envolvimento da cúpula bolsonarista nos atos antidemocráticos”, disse.
O tenente-coronel Mauro Cid, que atuou como ajudante de ordem do ex-presidente, e o policial Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal também estão na lista da senadora. “Será importante identificarmos a influência e participação de ambos nos atos que atentaram contra a democracia”, afirmou.
A senadora acredita que os eventos ocorridos em 8 de janeiro representam uma tentativa final de uma série de ações promovidas pelo último governo com o objetivo de enfraquecer a democracia brasileira. “A tentativa de golpe do dia 8 de janeiro é o desdobramento final de um projeto sistemático para enfraquecer nossa democracia. Por isso, considero os seis depoimentos imprescindíveis para futuros esclarecimentos das investigações”, concluiu Ana Paula.