Ato falho
A mesa para as autoridades ficou pequena durante o ato de filiação do deputado Cleber Verde ao MDB, na noite desta segunda-feira(29), em um hotel de São Luís. Foi o jeito o próprio Cleber, a ex-governadora e deputada Roseana Sarney, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi e deputados de outros estados ficaram de pé, já que as cadeiras não davam para todo mundo. Visivelmente irritada, Roseana ainda tentou contornar a situação, chamou o prefeito Eduardo Braide para perto e outras lideranças para que não descessem. No entanto, o jeito foi todo mundo passar o evento todo em pé.
Pensando na frente
O evento tinha como protagonista o deputado Cleber Verde, mas o nome que o deputado Roberto Costa mais falou em seu discurso foi o do diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão e que doravante presidirá o MDB no estado. “É umas das pessoas que mais entendem de política do Maranhão”, devolveu Marcus em referência às gentilezas de Roberto. O parlamentar disse ainda na sua fala que a presença de Marcus na agremiação é uma sinalização de que o MDB e o governador Carlos Brandão estarão juntos em todos os municípios.
Gesto de Roseana
Sobre o comando do MDB no Maranhão, o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi fez questão de citar o gesto de desprendimento da colega, Roseana Sarney, em abrir mão da presidência da sigla para o empresário Marcus Brandão. Sem maiores problemas, Roseana apensas fez cara de paisagem dando o indicativo de que estava tudo ok e pacificado.
Ausências
Entre as ausências sentidas na filiação de Cleber Verde, a do ex-presidente José Sarney e do ex-senador João Alberto. Antes, Sarney recebeu em sua residência a cúpula nacional do MDB.
Mostrou força
Entre os que compareceram no ato de filiação do deputado federal Cleber Verde ao MDB estavam o presidente nacional do partido, Baleia Rossi; o vice Carlos Chiodini, o líder do MDB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões; o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, Acácio Favachio. Gravaram vídeo os ministros Jader Filho (Cidades), Simone Tebet (Planejamento) e Renan Filho (Transportes). A cerimônia foi marcada ainda pela presença e filiação vários prefeitos maranhenses.
Uma resposta
Ao que tudo indica Brandão quer se desprender de fato do grupo dinista. Pra isso, creio que até apoiar Eduardo Braide pra reeleição não seria surpresa.