Delator do mensalão, Roberto Jefferson estará em São Luís na sexta-feira

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, estará na sexta-feira (25) em São Luís para participar do Encontro Nacional do PTB Mulher no Maranhão. Também estará presente a ex-deputada Cristiane Brasil e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, presidente estadual do partido.

Foi por meio de Roberto Jefferson que o chamado escândalo do mensalão do PT adquiriu dimensões maiores. Em 2005, ele admitiu que a ajuda incluiu uma quantia de 4 milhões de dólares não declarada à Justiça Eleitoral. A revista Veja divulgou o suposto envolvimento de Roberto Jefferson num escândalo de corrupção nos Correios, na qual houve fraude a licitações e desvio de dinheiro público. Com a iminência da instauração de uma CPI no Congresso Nacional, Roberto Jefferson denunciou a prática da compra de deputados federais da base aliada ao governo federal (PL, PP, PMDB) pelo partido oficial: o PT. A prática ficou conhecida como “mensalão”.

Roberto Jefferson foi condenado a mais de 10 anos de reclusão em regime fechado, mas como recebeu o benefício da delação premiada, reduzindo em 1/3 a pena, sua pena foi reduzida para 7 anos e 14 dias.

Em maio de 2015, Roberto Jefferson passou a cumprir o restante de sua pena em regime aberto, após autorização concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Em março de 2016, foi indultado, junto a outros 5 co-réus, pelo mesmo ministro Barroso, com base no indulto presidencial de natal de 2015, e quitou sua dívida com a Justiça.

Deixe uma resposta