Nesta sexta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, rebateu uma fala do presidente Lula (PT), que havia dito, após a decisão pela descriminalização da maconha, que “a Suprema Corte não tem que se meter em tudo” . Sem citar o mandatário, Dino disse que o STF “se mete em tudo” devido à “conflagração da sociedade”, e não da atuação dos próprios juízes.
“Eu nunca vi nenhum ministro do STF ou do STJ [Superior Tribunal de Justiça] ou de outros tribunais saírem correndo pela Praça dos Três Poderes para catar um processo e colocar lá dentro”, disse o magistrado durante o Fórum de Lisboa, evento organizado pelo IDP, faculdade de Direito fundada por Gilmar Mendes.
“O problema é que, quando as situações conflituosas caminham por aquela praça e não encontram outra porta, acham o prédio do Supremo mais bonito, a rampa é menor, e lá eles entram. E lá chegando, nós não podemos jogar os problemas no mar ou no Lago Paranoá, nós não podemos prevaricar”, afirmou Dino. “E é por isso que o Supremo Tribunal Federal, entre aspas, se mete em muita coisa”.
“Eu diria que nós estamos metidos em muita coisa exatamente em face dessa conflagração que marca a sociedade brasileira, mas não só neste momento não tão glorioso das democracias no Ocidente”, concluiu o ministro.
STF reage à fala de Lula
A fala de Lula não passou despercebida no Supremo. O ministro Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, o presidente do STF, também fizeram declarações.
Para Gilmar, Lula estaria “fazendo uma autocrítica do próprio sistema”. “Eu já disse que o Supremo não tem uma banca pedindo causas para lá. Na verdade, são as pessoas que provocam”, disse o magistrado.
Barroso adotou um tom mais brando e disse que o mandatário tem “liberdade de expressão” para opinar.
“O presidente tem liberdade de expressão, como todas as pessoas. Se ele emitiu a opinião dele, merece respeito e consideração. O Supremo cumpre o papel que lhe cabe cumprir”, afirmou o presidente da Suprema Corte.
“STF não tem que se meter em tudo”
Após o STF formar maioria para descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, Lula disse que a Corte deveria recusar algumas discussões.
“A Suprema Corte não tem que se meter em tudo. Ela precisa pegar as coisas mais sérias, sobretudo aquilo que diz respeito à Constituição, e virar senhora da situação”, disse o petista em entrevista ao UOL na quarta-feira (26).
“Mas não pode pegar qualquer coisa e ficar discutindo, porque aí começa a criar uma rivalidade que não é boa nem para a democracia, nem para a Suprema Corte, nem para o Congresso”, concluiu o presidente.
Respostas de 18
Obrigado por compartilhar suas experiências conosco.
Obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimentos de forma tão clara. Este post foi muito útil.
Seu blog é uma verdadeira fonte de conhecimento. Obrigado por compartilhar!
Excelente trabalho, continue assim!
Gostei muito do artigo, parabéns!
Seu blog é uma verdadeira fonte de inspiração. Obrigado por nos proporcionar conteúdos tão valiosos.
Parabéns pelo trabalho, continue assim!
Parabéns pelo excelente conteúdo! Sempre aprendo algo novo aqui.
Muito obrigado por esse post tão bem escrito e detalhado. Foi uma leitura agradável.
Muito obrigado por essa leitura interessante.
Agradeço por nos proporcionar conteúdos tão enriquecedores e bem elaborados.
Lula que se cuide. Esse senhor sonha todos os dias com a cadeira de PR.
Agradeço por compartilhar suas ideias conosco.
Muito obrigado por esse artigo tão inspirador.
Adoro ler seus posts, são sempre muito bons!
Muito obrigado por essa postagem tão detalhada.
Fico muito feliz em ler seus posts, são sempre ótimos!