• Entorno de Bolsonaro vê jogo casado de Caiado e Gusttavo Lima para Presidente em 2026

    Interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro veem a decisão do cantor Gusttavo Lima, que anunciou seu desejo de ser candidato à Presidência da República em 2026, como um “jogo casado” com o governador Ronaldo Caiado (União).

    “O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, disse Gusttavo. Apoiador assumido de Jair Bolsonaro (PL), ele ainda não sabe se terá o apoio do ex-presidente. “Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, disse o cantor.

    A avaliação do entorno de Bolsonaro é de que Gusttavo Lima se lançou ao Planalto para “blindar” Caiado, que também anunciou publicamente seus planos de disputar a Presidência da República como candidato da direita.

    Com o anúncio, Lima chamaria para si a atenção, especialmente de partidários de Bolsonaro. O ex-presidente afirma que será candidato, mesmo estando inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Outra possibilidade levantada é que o cantor pode usar uma candidatura ao Palácio do Planalto como uma forma de “marketing”, para impulsionar seu nome nas negociações para o Senado.

    Para a imprensa, o governador de Goiás Ronaldo Caiado afirmou que vê “com normalidade” a possibilidade de Gusttavo Lima ser candidato à Presidência da República. — Vejo com normalidade, um sentimento que ele já vem declarando há muito tempo. É meu amigo pessoal, e da minha parte terá total respeito a sua decisão — disse o governador. O goiano afirmou ainda que, no “primeiro turno, tem espaço para todo mundo”.

    A revelação de que o sertanejo deseja se candidatar em 2026 para a sucessão de Lula foi feita nesta quinta-feira (2/1) pelo Metrópoles.

    O próprio Bolsonaro foi pego de surpresa pelo anúncio. O ex-presidente chegou a conversar com Gusttavo Lima nos últimos dias sobre uma possível candidatura do cantor ao Senado por Goiás.

    Aliados do ex-presidente afirmam ainda que Lima já negociava com ao menos três siglas, todas para se candidatar ao Senado nas próximas eleições nacionais: PL, Progressistas ou União Brasil. Inclusive, a reunião com o cantor sertanejo havia deixado Bolsonaro bem animado com a chegada “desse nomão” ao partido, como classificou o próprio ex-presidente a aliados em novembro passado. No entanto, à época, o interesse era apenas uma disputa ao Senado.

    A avaliação agora é de que uma candidatura à Presidência inviabilizaria a filiação de Gusttavo Lima ao PL, já que Bolsonaro reforça que é o candidato ao Planalto, mesmo estando inelegível por condenação no TSE. Apesar de haver interesse em filiar o cantor sertanejo para alavancar a candidatura de Wilder Morais (PL) como governador de Goiás em 2026, são pequenas as chances de filiar um candidato que vire um obstáculo no caminho de Bolsonaro, mesmo ele estando inelegível.

    Deixe uma resposta