
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) definiu, nesta quarta-feira, 10, a lista tríplice que será encaminhada ao governador Carlos Brandão para a escolha do novo desembargador da Corte na vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.
Os advogados Flávio Costa, Gabriel Ahid Costa (19) e Lorena Saboya Vieira (18), foram os mais votados pelos desembargadores durante sessão plenária realizada na sede do tribunal. A votação ocorreu de forma secreta entre os seis integrantes da lista sêxtupla encaminhada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA).
Flávio encabeçou a lista, alcançando 20 votos dos 26 desembargadores presentes no pleito em um primeiro escrutínio. No segundo momento, Gabriel Ahid obteve 19 votos e Lorena 18, concluindo a formação da lista.
A definição da lista tríplice representa um avanço em um processo que se arrasta há cerca de três anos e foi marcado por disputas judiciais, questionamentos administrativos e decisões envolvendo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha da vaga tornou-se uma das mais longas e controversas da história recente do Judiciário maranhense.
Disputavam a vaga: os advogados Ana Cristina Brandão Feitosa, Flávio Vinicius Araújo Costa, Gabriel Ahid Costa, Hugo Assis Passos, Josineile de Sousa Pedrosa e Lorena Saboya Vieira Soares. A votação desta quarta-feira ocorreu após determinação do STF para que o TJMA deliberasse sobre a formação da lista tríplice.
Com a conclusão desta etapa, caberá agora ao governador Carlos Brandão escolher um dos integrantes da lista para ocupar a vaga de desembargador destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Maranhão, encerrando um processo que mobilizou a OAB-MA, o Judiciário e órgãos de controle ao longo dos últimos anos. (O Informante)
