O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nomeou o irmão Marcus Brandão para o cargo de secretário de estado Extraordinário de Assuntos Legislativos, dois dias depois de o ministro Alexandre de Moraes (STF) ter suspendido a nomeação dele e outros parentes na Assembleia Legislativa local.
Na terça-feira (10), Moraes determinou que Marcus Brandão deixasse o cargo de diretor de Relações Institucionais da Alema, sob acusação de nepotismo cruzado.
Além dele, foram retiradas dos cargos Jacqueline Heluy, sogra de um sobrinho do governador, e Camila Moura, irmã da primeira-dama, Larissa Brandão. Em outubro, Moraes já havia determinado a suspensão da nomeação de outros cinco parentes do governador.
Cargos de secretários estaduais ficam fora das regras do STF sobre nepotismo, por ser de natureza política o que permite que parentes sejam nomeados.
O cargo de secretário de estado Extraordinário de Assuntos Legislativos era ocupado pelo deputado estadual Ricardo Rios, que havia retornado à Assembleia.