• Helicóptero pedido por Aluisio a Brandão para o RS está em manutenção

    O deputado federal Aluisio Mendes solicitou ao governador Carlos Brandão o envio da aeronave EC-145 do CTA para reforçar o salvamento e resgate de vítimas no Rio Grande do Sul.

    De acordo com Aluisio, a aeronave, única de propriedade do estado, tem configuração ideal para esse tipo de operação e já foi utilizada em episódio semelhante em janeiro de 2010 como a tragédia ocorrida em Teresópolis-RJ durante a sua gestão frente à secretaria estadual de segurança pública.

    O que o parlamentar não sabe é que o helicóptero encontra-se em manutenção. De acordo com que apurou o blog do John Cutrim, a aeronave foi em março deste ano para Fortaleza(CE). “Demora uns 90 dias, isso se não tiver discrepância”, disse uma fonte do blog.

    “A autonomia é de três horas, ele tem que fazer um parada, então no caso ele sairia daqui, e pra Imperatriz, Imperatriz lá pra Carolina, Carolina lá pra Palma, e assim, vai fazendo, onde tiver abastecimento, aí aquela outra questão, ou pra você fazer abastecimento, você tem que ter contrato, então tem que fazer uma logística, daqui até lá o Rio Grande do Sul ia levar mais ou menos uns dois a três dias, isso as condições meteorológicas. E superar essa questão de abastecimento. Até porque também, quando na época essa aeronave foi para Teresópolis, no negócio do Rio de Janeiro, isso depois deu um problema enorme em virtude do abastecimento, que foi feito abastecimento onde não se tinha contrato. Nós não estamos falando de ente privado. O deputado Aluisio sabe que o helicóptero tem que ter manutenção, tem manutenção anual, ou seja, a cada 400 horas ele tem uma grande manutenção, fora as intervenções intermediárias, até 100 horas elas são feitas aqui em São Luís, mas acima disso, de 400 horas, grandes, 400, 800, 1.200 horas elas intercalam, são manutenções programadas, que tem que ser feita em Fortaleza”, complementou.

    O EC 145 possui dois motores de reação e pode transportar até nove passageiros. O aparelho é adequado para transporte de passageiros, serviços de emergência médica(duas macas com enfermos), busca e salvamento e tem 3h de autonomia.

    Deixe uma resposta