• IPVA 2024: Desconto de 10% para pagamento em cota única até 29 de fevereiro de 2024

    A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2024 e divulgou o calendário de pagamento do tributo, conforme a portaria nº 529/2023.

    O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em cota única, até 29 de fevereiro de 2024, terá 10% de desconto no valor do IPVA, de acordo com a portaria.

    Já quem optar pelo parcelamento deverá quitar as cotas em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

    Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

    A consulta dos valores por modelo de veículo já pode ser feita na página do IPVA, no portal da Sefaz, clicando no menu “Tabelas e Documentos” ou por meio do seguinte link: https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/files?codigo=24083

    Já o pagamento do IPVA 2024 será disponibilizado no sistema da Secretaria de Fazenda a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2024. Vale destacar que o contribuinte não precisa se deslocar às agencias de atendimento da Sefaz para regularização do IPVA.

    Todos os serviços de pagamento e parcelamento estão disponíveis na página do IPVA, no site da Secretaria de Fazenda  ou no site do Detran-MA.

    O pagamento do IPVA pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Bradesco, Banco do Brasil e seus respectivos correspondentes.

    Uma novidade que vai facilitar ainda mais para os contribuintes é o pagamento do IPVA via PIX, pelo QR Code informado no Documento de Arrecadação (Dare) e também através da modalidade de pagamento via cartão de crédito, disponível através do Portal da Secretaria na opção de “Parcelamento de IPVA – Parcelamento com Cartão de Crédito”.

    Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2023 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos, conforme tabela.

    13 respostas

    1. O ROUBO LEGALIZADO. PAGAMOS ESTE IMPOSTO, NÃO PODEMOS ANADAR DENTRO DO ESTADO. SAIMOS NO. PORTÃO JA PAGAMOS. PEDÁGIO. O DIREITO DE IR VIR. NÃO EXISTEM. MUITO CAROS OS PEDAGIOS. TEM PEDÁGIO NO TRAJETO DE SANTOS. QUE CUSTAVA DE 30 REAIS. COM ESTE IPVA CARÍSSIMO. ESTRADAS FORAM CONSTRUIDAS COM O NOSSO DINHEIRO.

      1. José, a tabela FIPE só existe pra nós ferrar trata se de uma máfia aparelhada por órgãos públicos sustentados por políticos corruptos (100%deles). Não vamos votar cancelamos nosso voto na próx.eleicao.
        Acorda são Paulo somos o Estado mais importante com contribuintes pobres.

    2. Quando entrou o IPVa era para conservar as ruas e estradas , depois vieram os pedágios , com as rodovias cheiovde buracos sou de Dão josé do Rio Preto SP , a cidade está um lixo , toda esburacada , só está bom na zona sul e avenidas próximos á condominios fechados , o resto da cidade parece o Iraque , valetas e lombadas , pra todo lado a Constroeste e Semae não consegue deixar uma boca de bueiro em nível , ou é lombada ou buraco , já falamos com vereadores e nada ,a avenida que moro é av pedro de oliveira Bueno , pque das flores 2 , passem pir aqui pra ver o licho que é , nem canteiro da avenida eles cuodam.

    3. NO Rio de janeiro não é diferente 🤪, filas intermináveis na Ponte Rio Niterói, horas na fila engarrafamento até na Penha por conta disso, Rio Magé quase 19 Reais ida e volta, via Lagos após 12 horas de sexta-feira quase 30 reais ida e volta, Rio Santos enfim, agora em janeiro se intensifica as batidas polícias 🚓 para pôr terror e forçar pagamento de IPVA e segundo ordens do senhor presidente da República federativa do Brasil temos que pagar também as multas se não documentos de 2024 não saí, para finalizar somos obrigados a provar que não ⛔ não somos usuários de drogas, para isso, pagamos 140 reais, ou multa de quase 2000 mil reais.

    Deixe uma resposta