Sem municípios maranhenses entre as cidades com as maiores taxas de homicídios do mundo. É o que aponta o jornal britânico Daily Mail, em reportagem divulgada neste fim de semana, que chegou a listar, entre elas, dez cidades do Brasil.
A publicação, intitulada “The 40 deadliest cities in the world: Locations with highest murder rates per population… with nine of the worst ten in Mexico, six of the list in the US, while Brazil and South Africa also dominate” – na tradução, “As 40 cidades mais mortíferas do mundo: locais com as maiores taxas de homicídios por população – com nove das dez piores no México, seis na lista nos EUA, enquanto o Brasil e a África do Sul também dominam”, já havia destacado São Luís em rankings anteriores, por exemplo, mas desta vez não menciona nenhuma cidade maranhense.
“Nenhuma cidade maranhense compõe essa lista, nem mesmo São Luís, que já chegou a ocupar a 21ª posição”, destacou, em seu perfil oficial nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Para o governador, a ausência de São Luís, e também, dos municípios maranhenses na lista é fruto do investimento em segurança e da parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Nosso trabalho em Segurança Pública alcança resultados positivos!”, reforçou Brandão também em suas redes sociais.
O levantamento, divulgado pelo Daily Mail, apontou que o México lidera o ranking, com 15 cidades na lista, seguido pelo Brasil, com 10 cidades, e os Estados Unidos, com 6. Entre as cidades brasileiras listadas, 6 são capitais nordestinas.
Mais dados
Dados recentes, por exemplo, destacam números positivos para a segurança pública do Maranhão. No segundo trimestre de 2023, entre abril e junho, houve redução nas ocorrências de mortes violentas no estado, incluindo os homicídios dolosos – com queda, também, no número de feminicídios -, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
O índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) apresentou redução percentual de, aproximadamente, 6% de abril a junho de 2023 (se comparado ao mesmo período de 2022). Já na Grande São Luís, a redução foi de 28,6%. Cidades como Pinheiro (38,2%), Presidente Dutra (22,9%), Codó (22,2%), Santa Inês (20,3%), Viana (5,6%) e Zé Doca (7%) também apresentaram reduções.
Nos casos de homicídios dolosos, houve redução de 25,5% na Grande São Luís nos primeiros seis meses do ano, em comparação ao primeiro semestre de 2022 – queda registrada, também, nas demais cidades citadas.
Investimentos na Segurança Pública
O governador Carlos Brandão tem destacado, durante sua participação em solenidades, a atuação do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, que tem recebido muitos investimentos dos governos estadual e federal, com foco no avanço do combate à criminalidade e na redução da violência.
Desde abril de 2022, já foram investidos mais de R$ 23,2 milhões em equipamentos, como viaturas, coletes balísticos, equipamentos de segurança e informática, munições, trajes antibomba, câmeras, entre outros, além da implantação de novas unidades policiais e novos batalhões da Polícia Militar em diversas regiões do estado, bem como a reestruturação de delegacias de Polícia Civil.
“Estamos comprometidos em tornar o Maranhão um lugar cada vez mais seguro para todos e vamos seguir investindo para avançarmos ainda mais”, reforça o governador.