A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), que abriga lobistas de diversos setores, está com dificuldades para renovar suas credenciais de acesso à Câmara dos Deputados.
Os profissionais associados à entidade estão sem acesso à Câmara desde 31 de março e foram informados apenas de que não voltarão a ter credenciais até novas regras serem definidas.
“As credenciais de acesso à Câmara contribuem para o reconhecimento e transparência das relações do setor privado com o público no processo legislativo e são fundamentais para o exercício pleno e transparente de nossa atividade”, afirma a presidente da Abrig, Carolina Venuto, em nota.
A Abrig fez uma reclamação formal sobre o assunto ao primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Luciano Bivar, do União Brasil de Pernambuco.
É comum que lobistas circulem pelos corredores da Câmara. No ano passado, deputados aprovaram um projeto de regulamentação do lobby para impor regras sobre esse relacionamento. O texto está parado no Senado.