Maranhão distribui vacinas a municípios e recebe novas doses de AstraZeneca

Dando continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (18) a distribuição de doses da vacina CoronaVac para a conclusão do esquema vacinal nos municípios maranhenses. Também nesta terça-feira, o Maranhão recebeu 159.900 doses de vacinas AstraZeneca.

De acordo com o coordenador das Regionais de Saúde do Maranhão, Aristeu Marques, nesta etapa da distribuição os imunobiológicos da CoronaVac estão sendo enviados aos municípios, para completar o esquema vacinal dos que já receberam a primeira dose.

“Estamos enviando a segunda dose para que os municípios possam concluir o esquema vacinal. O quantitativo de doses que cada município irá receber foi levantado através do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA). Dessa forma, todos os municípios que ainda não concluíram, vão poder completar o esquema vacinal com esse imunizante”, afirma o coordenador Aristeu Marques.

Receberam as doses nesta terça-feira as Regionais de Imperatriz, Açailândia, Timon, Caxias, Barra do Corda, São João dos Patos, Balsas, Pedreiras e Presidente Dutra. Nesta quarta-feira (19), será a vez das demais regionais, entre elas Pinheiro, Zé Doca e Codó.

A distribuição das vacinas acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio de aviões e helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), além de vans refrigeradas.

Novas doses

Chegada de novas doses na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (Foto: Márcio Sampaio)

Além da distribuição, o Maranhão também recebeu, nesta terça-feira (18), novas doses da vacina AstraZeneca. São 159.900 doses do imunizante para a continuidade da imunização, para aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além da aplicação da segunda dose no público de 60 a 69 anos.

A chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, explica como será realizada a distribuição das doses de AstraZeneca. “Iremos enviar os imunizantes para a conclusão do esquema vacinal quando estiver mais próximo do período de aplicação, inclusive para evitar que essas doses sejam utilizadas como a primeira dose. Com relação à distribuição das primeiras doses, já está sendo realizado um planejamento de distribuição para os 217 municípios”, destaca a chefe, Halice Figueiredo.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 2.554.710 doses recebidas, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.330.850 doses da AstraZeneca e 42.120 doses da Pfizer.

Deixe uma resposta