
O volume de pesquisas eleitorais registradas no Maranhão começa a chamar atenção mesmo antes da reta final da campanha. A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições de 2026, o Estado já registra uma intensa movimentação dos institutos de pesquisa, com cinco levantamentos registrados somente nesta semana.
O mais recente foi protocolado na sexta-feira (28) pelo Instituto Verita. A pesquisa deverá ouvir 1.525 eleitores entre 28 de agosto e 1º de setembro, com divulgação prevista para a próxima quinta-feira (3). O levantamento tem como particularidade o fato de o próprio Instituto Verita aparecer como contratante.
O Verita se soma a outros quatro institutos que tiveram pesquisas registradas recentemente: INOP, contratado pelo Jornal Pequeno; Instituto Aferir, pelo jornal O Imparcial; IPSensus, pela Farol Pesquisa e Comunicação; e Atlas Intel, pela Rádio e TV Difusora.
A situação do INOP, porém, continua indefinida. Mais uma vez, a Justiça Eleitoral impediu a divulgação do levantamento. Caso as irregularidades apontadas não sejam corrigidas, a pesquisa permanecerá sem poder ser publicada.
Na prática, portanto, a expectativa é de que quatro pesquisas possam ser divulgadas nos próximos dias. A sequência de levantamentos deve aumentar a temperatura da disputa e oferecer novos números sobre o cenário eleitoral maranhense, especialmente nas corridas pelo Governo do Estado e pelas duas vagas ao Senado.
Se o ritmo de registros continuar nas próximas semanas, 2026 poderá terminar como um dos anos com maior quantidade de pesquisas eleitorais já realizadas no Maranhão.
