Oferecendo o melhor do São João do Maranhão, foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (20) o Arraial da Assembleia. Pelos próximos quatro dias, o público que se dirigir ao local terá a oportunidades de conferir toda a diversidade de cores, ritmos e sotaques característicos do período junino, tudo com conforto e, principalmente, segurança.
O Arraial da Assembleia já se tornou um dos mais aguardados da temporada junina maranhense em virtude da organização e das atrações que são apresentadas no local. Trata-se de um espaço de vivência e diversão para as famílias, crianças, idosos, com toda acessibilidade e segurança.
Na abertura oficial da festança, a presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância do Arraial da Assembleia para o fortalecimento da cultura maranhense. “O arraial é importante para nós salvaguardamos a nossa cultura, confraternizar com as famílias, os servidores e com o povo do Maranhão, sempre celebrando a cultura do estado”, disse.
A parlamentar também destacou o caráter solidário do arraial. Nas duas entradas da festança, foram instalados pontos de arrecadação de doação. “Aproveitamos também para fazer um São João solidário, com a coleta de alimentos não perecíveis para enviarmos para as famílias do Maranhão”, destacou.
Início
Por volta das 18h, muitas pessoas já estavam no arraial, montado na área do estacionamento do parlamento estadual. Enquanto a primeira atração ainda não havia se apresentado, o público aproveitava para se deliciar com as comidas típicas oferecidas pelas 11 barracas, além dos produtos ofertados pelos carrinhos do Programa ‘Mais Renda’, como bebidas, comidas e doces típicos da época.
“O arraial da Assembleia é um local onde a gente pode apreciar a cultura de forma tranquila, com segurança, o que possibilita que a gente se divirta com segurança, na paz e harmonia com os outros”, disse a jornalista Thais Frazão.
Dando início às festividades da noite, o primeiro grupo a se apresentar foi o Boi Valente da Ilha (sotaque de orquestra), seguido pela Quadrilha Buscapé e depois a Dança Portuguesa Vila Luzitano. Logo após, foi a vez do Boi de Upaon-Açu (orquestra), Boi de Maracanã (matraca), Boi Lendas e Magia (orquestra) e Boi Nina Rodrigues (orquestra).
Fechando a noite, o arraial contará com a apresentação do Boi Meu Tamarineiro, Dança Portuguesa Beleza de Portugal, Companhia Vem BB, Cacuriá Libertos da Noite e Boi União da Baixada.
A programação do Arraial da Assembleia pelos próximos dias também destacará grupos de bumba meu boi dos sotaques de orquestra, zabumba e matraca, além de cacuriá, quadrilha e dança portuguesa.
Estrutura
O arraial também conta com parquinho infantil, para a criançada se divertir, e um espaço especial para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) poderem conferir a festa com todo conforto. Além disso, para mais acessibilidade, toda a programação no palco será acompanhada por um intérprete de Libras.
Outros diferenciais do Arraial da Assembleia que estão sendo bastante elogiados são a segurança e a logística de estacionamento. Com conforto, o público pode estacionar o carro no Multicenter Sebrae e, em seguida, utilizar um micro-ônibus que levará as pessoas até a área do arraial.
O Gabinete Militar da Assembleia Legislativa também está pronto para garantir que todo o público aprecie a festança sem se preocupar. Além dos agentes, a segurança está sendo reforçada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Há ainda detectores de metais para o acesso ao arraial e gestão do fluxo de veículos.
Transmissão ao vivo
E toda a festança também poderá ser conferida mesmo de longe. O Arraial terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), pelo YouTube (@tvassembleiamaranhao) e Facebook, além de cobertura em tempo real no Instagram e X (@assembleiama).
A transmissão também será feita pela Rádio Assembleia (96,9 FM) todas as noites. Na abertura, haverá uma edição especial do programa ‘Cultura em Pauta’, de 21h às 23h. Toda a equipe de Comunicação da Alema está mobilizada para garantir que o telespectador e internauta acompanhe a festança nos mínimos detalhes.
PROGRAMAÇÃO ARRAIAL ALEMA 2024
QUINTA-FEIRA (dia 20/06)
18h00 – Boi Valente da Ilha (orquestra)
19h00 – Quadrilha Buscapé
19h30 – Dança Portuguesa Vila Luzitano
20h00 – Boi de Upaon-Açu (orquestra)
20h30 – Boi de Maracanã (matraca)
21h30 – Boi Lendas e Magia (orquestra)
22h00 – Boi Nina Rodrigues (orquestra)
23h00 – Boi Meu Tamarineiro
23h30 – Dança Portuguesa Beleza de Portugal
00h00 – Companhia Vem BB
00h30 – Cacuriá Libertos da Noite
01h00 – Boi União da Baixada
SEXTA-FEIRA (dia 21/06)
19h00 – Boi Encanto da Ilha (orquestra)
20h00 – Cacuriá do Jonh
20h30 – Boi de Sonhos (orquestra)
21h00 – Boi Itapary (orquestra)
22h00 – Boi Estrela da Cohab (orquestra)
22h30 – Quadrilha Juventude do Sertão
23h00 – Dança Portuguesa Realeza da Boa Nova
23h30 – Quadrilha Rosas Junina
00h00 – Boi Tremor da Campina de S. José de Ribamar (orquestra)
00h30 – Boi de Axixá (orquestra)
01h30 – Boi Encanto do São Cristóvão
SABÁDO (dia 22/06)
18h00 – Companhia Batuque
18h30 – Quadrilha Encanto do Sertão
19h00 – Quadrilha Flor do Amor
19h30 – Boi Brilho da Terra (orquestra)
20h30 – Boi da Floresta (zabumba)
21h30 – Boi da Madre Deus (matraca)
22h30 – Boi da Lua
23h00 – Boi da Maioba (matraca)
00h00 – Boi da Matinha
01h00 – Boi Barrica
DOMINGO (dia 23/06)
18h00 – Forró Pé No Chão
18h30 – Boi Encanto do Olho d´água (orquestra)
19h00 – Pérola do Lençóis (orquestra)
20h00 – Boi Estrela
21h00 – Quadrilha Flor e Beija Flor
21h30 – Dança Country Coração de Peão
22h00 – Novilho do Lençóis (orquestra)
22h30 – Boi de São Simão (orquestra)
23h00 – Boi de Morros
01h00 – Boi de Ribamar
02h00 – Boi São Francisco
Uma resposta
Visto que o poder Legislador NÃO POSSUI ARRECADAÇÃO e sobrevive com repasses do Estado, quem pagou e paga pelo deleite dos deputados são os maranhenses que ainda vão “prestigiar” esse bater de panelas, tambores e matracas. Mas a pergunta que se faz é, o quê têm os maranhenses a comemorar sendo o estado o MAIS POBRE e COM PIOR IDH do Brasil ??? Isso é a maneira “exata” de enganar miseráveis….