O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta 4ª feira (5.jun.2024) no X (ex-Twitter) que o colega de bancada Junior Lourenço (PL-MA) será expulso do partido por votar contra a cassação de André Janones (Avante-MG) por suposto envolvimento em um esquema de “rachadinha” (repasse de salários).
O faltoso Lourenço foi o único deputado do PL a votar a favor do relatório do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que solicitou o arquivamento. O pedido foi arquivado por 12 votos a 5 durante sessão do Conselho de Ética da Câmara.
“O Deputado Júnior Lourenço, que votou pra livrar Janones da cassação, será expulso do PL”, escreveu Nikolas pela rede X.
Mais cedo, deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS) criticou o voto do parlamentar maranhense nas redes sociais. “Esse é o deputado do PL Junior Lourenço (PL/MA) que votou para absolver o Janones. Espero que seja expulso do partido. Obs: Ele vota quase 70% com Lula”, disse no X.
O congressista também publicou uma foto do deputado junto ao hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado André Janones respondia a um processo no Conselho de Ética da Câmara por uma suspeita de cobrar o recebimento de parte dos salários dos funcionários de seu gabinete em 2019. Áudios em que o parlamentar supostamente pede fatias dos vencimentos dos servidores foram divulgados em novembro. Na gravação, Janones diz que os assessores precisam ajudá-lo a pagar dívidas de campanha.
VOTAÇÃO
Leia abaixo como cada congressista votou:
Não (contra o relatório de Boulos e a favor da cassação):
- Delegado Ramagem (PL-RJ);
- Domingos Sávio (PL-MG);
- Marcos Pollon (PL-MS);
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
- Bruno Ganem (Podemos-SP).
Sim (a favor do relatório de Boulos e contra a cassação):
- Ana Paula Lima (PT-SC);
- Jack Rocha (PT-ES);
- Jilmar Tatto (PT-SP);
- Ricardo Maia (MDB-BA);
- João Leão (PP-BA);
- Julio Arcoverde (PP-PI);
- Paulo Magalhães (PSD-BA);
- Sidney Leite (PSD-AM);
- Albuquerque (Republicanos-RR);
- Márcio Marinho (Republicanos-BA);
- Junior Lourenço (PL-MA).
Desafetos históricos, Nikolas e Janones protagonizaram uma confusão na sessão. Vídeos gravados no local mostram o congressista do Avante trocando ofensas e provocações com deputados de oposição –dentre eles Nikolas, Gustavo Gayer (PL-GO) e Delegado Eder Mauro (PL-PA) enquanto eram contidos por seguranças.
DENÚNCIA CONTRA JANONES
Janones foi acusado de participar de um esquema de desvio de salários de assessores do gabinete dele, prática chamada na política de “rachadinha”, para cobrir despesas de campanhas eleitorais.
A representação contra o congressista foi apresentada pelo PL em novembro de 2023.