A demora de Jair Bolsonaro em encontrar um partido começa a preocupar os mais fiéis correligionários e aliados do presidente no Congresso e nos Estados. O “não” do PRTB deixou até a turma que fazia pouco-caso do partido de Levy Fidelix, morto recentemente, decepcionada. O motivo da preocupação? Lula está soltinho na pista, procurando parceiros para alianças, enquanto Bolsonaro ainda não tem uma legenda para chamar de sua. Aliados do petista e também do presidente no Centrão acham que o tempo joga contra Bolsonaro agora.
De… Outros potenciais adversários de Bolsonaro também estão bem posicionados: Ciro segue apalavrado com o PDT, Luciano Huck tem portas abertas no Cidadania e João Doria deve disputar as prévias no PSDB; se vencer, leva a legenda e se fortalece.
..boa. O “não” do PRTB, partido de Hamilton Mourão, aumenta o cacife de sua direção para continuar negociando com Bolsonaro e, por tabela, também o do PSL. Ou seja, o clã terá de oferecer mais e pedir menos nas conversas.
Grana. Há também, claro, a questão relativa aos fundos públicos para os partidos, com verbas proporcionais ao tamanho das legendas e destinados a financiar as campanhas.
Oi, sumido. Segundo apurou a Coluna, no PP, no PR e no MDB já existe gente defendendo reservadamente a composição com Lula.
Na esquerda. Do deputado Rui Falcão (PT-SP), sobre Ciro Gomes ter chamado Lula de “maior corruptor da história”: “Ciro envergonha o PDT de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro ao igualar-se a Bolsonaro nos ataques covardes a Lula”. (Estadão)