Lula no MA
O presidente Lula pode vir ao Maranhão ainda neste primeiro semestre. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão quando indagado a falar sobre a morte de Raimundo Ribeiro da Silva na Terra Indígena Arariboia. “Esse tema [situação de índios no país] está despertando muito interesse do Brasil e do mundo. Eu, recentemente – logo após o assassinato do índio em Arame, uma pessoa que estava trabalhando e levando paciente indígena para o hospital -, imediatamente tive uma audiência com a ministra Sônia Guajajara que é daqui do Maranhão e, é um apoio muito grande, e convidei para que ela estivesse aqui em Imperatriz. Nós vamos fazer um grande evento. Convidei também o presidente Lula para o Dia do Índio, 19 de abril e ele ainda vai confirmar a agenda. Mas, tivermos logo uma discussão rápida com ela [ministra] para que a gente tomasse as providências”, disse.
Zé Reinaldo e Braide
O secretário de Estado do Desenvolvimento e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, falou ao blog do John Cutrim sobre a visita que fez ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Indagado sobre o lado político do encontro e de uma possível composição do governo Carlos Brandão com Braide para a eleição de prefeito da capital em 2024, José Reinado se esquivou. “Dessa parte eu não estou cuidando. Eu estou cuidando da parte administrativa, foi isso que eu fiz ontem. Eu não tratei de política. A política quem faz é o governador Carlos Brandão e é ele quem vai conduzir”, declarou. (veja vídeos acima)
Novo líder
O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou que o deputado Rafael Leitoa (PSB) será seu líder do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão. “Mais uma vez Líder do governo estadual na Assembleia Legislativa. Obrigado, Carlos Brandão, continuaremos sendo o interlocutor do governo, trabalhando pelo progresso do Maranhão”, agradeceu Rafael.
Candidato do governo
Em relação ao deputado Rafael Leitoa, o blog do John Cutrim obteve informações de que ele será o candidato do governador Carlos Brandão para disputar a prefeitura de Timon no próximo ano. Caberá a Rafael a tarefa de ser o nome único da oposição para vencer a atual prefeita Dinair Veloso.
Sem ódio e perseguição
Durante Sessão Solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador Carlos Brandão disse que sua gestão será marcada pela unidade e com foco no municipalismo. “O povo não quer saber de briga e nem de confusão, o povo quer saber qual o benefício o governador e os deputados vão trazer para sua região e para seus municípios. O povo quer saber como vai melhorar a vida dele na educação, na saúde, na estrutura, no social, enfim, todas as áreas. O nosso governo não será de perseguição e de ódio. Com perseguição e ódio não se constrói nada. Será de diálogo. Por isso construímos essa unidade. Não adiantava começar um governo dividido”, afirmou.
Vaga no TCE
O sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB), advogado e secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Daniel Itapary Bandão, já tem a grande maioria das assinaturas dos 41 deputados para ser indicado pela Assembleia Legislativa para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Por outro lado, o deputado estadual Wellington do Curso (PSC) informou que estuda entrar na disputa. Com a aposentadoria do ex-conselheiro Edmar Cutrim, a vaga aberta é da Assembleia Legislativa.
Rubens vice
O deputado federal reeleito, Rubens Pereira Júnior, do PT, será um dos vice-líderes do governo do presidente Lula na Câmara. “Hoje é um dia de muita alegria. O Presidente Lula confiou a mim a missão de ser vice-líder do governo na Câmara. Estive hj no Planalto para aceitar esse novo desafio”, agradeceu.
Weverton na Mesa
O senador maranhense Weverton Rocha (PDT) foi eleito segundo secretário da Mesa Diretora do Senado Federal. A mesa é composta pelo presidente, por dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. O grupo é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e por tarefas administrativas.