• Notas Rápidas

    Ranking de Transparência no MA

    A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) divulgou o resultado do Ranking de Transparência relativo ao primeiro semestre de 2024. O ranking é elaborado a partir de avaliações realizadas pelo órgão de controle externo nos portais de transparência dos fiscalizados sob sua jurisdição. Em São Luís, a Câmara Municipal ficou com C e nota 4,50. Já a prefeitura da capital obteve índice A e nota 9,11. A Assembleia Legislativa alcançou índice B e nota 8,05, enquanto que o Ministério Público do Maranhão tirou nota C ou 6,60. Tanto o MPMA quanto a Câmara de SLZ tiveram um desempenho ruim. O ranking com os resultados alusivos ao primeiro semestre de 2024 foi composto pela notas obtidas pelos fiscalizados em avaliação realizada no período de 12 de março a 08 de julho de 2024. Confira o Ranking de Transparência do primeiro semestre de 2024 clicando no link: https://app.tcema.tc.br/diario/publicacao/pdf/9063

    Fiscalização

    A divulgação do Ranking de Transparência permite que os cidadãos acompanhem os atos das administrações municipais e saibam como os recursos públicos estão sendo utilizados, contribuindo de forma decisiva para o exercício do controle social. Nos últimos anos, as questões ligadas à transparência da gestão pública têm adquirido relevância cada vez maior, tanto no âmbito das ações realizadas pelos órgãos de controle externo quanto por seus reflexos no desenvolvimento das políticas públicas e no estímulo ao fortalecimento do controle social.

    Empate em Colinas

    Pesquisa divulgada pelo Instituto Data Ilha revela um empate técnico na cidade de Colinas. Apoiado pela família Brandão, o vereador Renato Santos teria 41,2%, enquanto que o vice prefeito João Haroldo, irmão do deputado Márcio Jerry, teria 36,6%. A ex-vice-prefeita Dra Shamia aparece em terceiro com 7,6%. A pesquisa contratada pela jornalista Sílvia Tereza foi realizada entre os dias 8 e 10 de julho e ouviu 500 eleitores em todas as regiões do município. Está registrada com o número MA-03220-2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,34% para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%. No cenário de confrontos diretos testados na pesquisa, João Haroldo aparece com 42,2% e Renato Santos com 44,8%.

    Dois dígitos

    O deputado Márcio Jerry disse que os números contrariam narrativa atribuídas ao grupo Brandão nos meios políticos de que o atual vice-prefeito João Haroldo não teria dois dígitos na corrida pela Prefeitura de Colinas. “Para tentar justificar o injustificável espalharam no meio político que o vice-prefeito de Colinas, João Haroldo, não passava de 6 pontos na intenção de votos. Depois impediram divulgação de pesquisa. E agora, eis a verdade . Tem luta ! Com coerência, humildade, alegria, firmeza, dignidade”, disparou.

    Neto diz que não apoia Duarte Jr.

    Em conversa com o blog do John Cutrim, o deputado estadual Neto Evangelista(União) afirmou que não acompanhará a decisão do seu partido em apoiar o deputado Duarte Jr.(PSB) na disputa da prefeitura de São Luís. “Não farei campanha para prefeito, não participarei”, disse Neto. Líder do governo Brandão na Assembleia, Evangelista afirmou que se dedicará apenas à campanha de vereador do partido. A esposa, Thayane Evangelista, é uma das candidatas pelo União Brasil na capital.

    Primeiro turno

    Questionado pelo blog do John Cutrim se poderia entrar na campanha de prefeito apenas no segundo turno, Neto Evangelista declarou: “acho que vai ser decidida em um turno”, avaliou. O líder nas pesquisas é o atual prefeito Eduardo Braide, o qual Neto apoio na eleição passada no segundo turno. O embate entre Duarte e Neto na última eleição deixou marcas que parecem não terem sido sanadas.

    Eliziane no comando do PSD

    Em Brasília circula a informação que a senadora Eliziane Gama assumirá o comando do PSD no Maranhão após as eleições municipais. O atual presidente do partido no estado é o ex-deputado federal Edilázio Jr., que ocupa o cargo de assessor do presidente da Petrobras. Assumindo o partido e tentando colocar seu nome da disputa da presidência do Senado, Eliziane tenta se cacifar para renovar o mandato. Como uma das vagas na eleição de 2026 está reservada a Brandão(caso ele saia do governo), a outra vaga de senador do grupo deve ser disputada entre ela, o senador Weverton e o ministro André Fufuca. Para isso, Gama espera contar com o apoio de Lula, assim como Weverton e Fufuca.

    PSD com Braide

    Independente do comando do PSD no Maranhão, o partido está fechadíssimo com a reeleição do prefeito Eduardo Braide em São Luís. A convenção do PSD acontecerá no dia 25 de julho, uma quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento deverá contar com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab.

    Brandão reassume

    O governador Carlos Brandão reassume o governo nesta sexta-feira(12), após missão no Panamá. Expectativa para saber se Felipe Camarão será renomeado na secretaria de Educação ou se Jandira Dias, ligada à família Brandão, assumirá a Seduc.

     Canal do Panamá

    O objetivo da agenda de Brandão em viagem fora do país foi buscar parcerias estratégicas e incluir o Porto do Itaqui, que já é um dos principais portos do Brasil, entre as conexões que o Panamá possui, levando a exportação maranhense de grãos para novos mercados, viabilizando a utilização do Canal do Panamá e parcerias a fim de que o Porto do Itaqui esteja entre as principais rotas comerciais do mundo.

    Costa lidera em Bacabal

     Pesquisa do Instituto Econométrica/Imirante para prefeito de Bacabal mostra a liderança do deputado Roberto Costa com 63,2%, sendo seguido por Marcos Miranda com 23,4%, Plínio Oliveira com 3,3% e Jansen Penha, 0,5%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral como número MA-06646/2024, tem margem de erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

    Duplicação entre Santa Inês e Pindaré

    De acordo com o deputado Rodrigo Lago, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operação para financiar obras do Anel Metropolitano de São Luís; a duplicação da MA-320 entre Santa Inês e Pindaré; a ponte entre Santo Amaro e Primeira Cruz e a estrada de Carnaubeiras. “Agora, faltam poucos detalhes burocráticos para os recursos chegarem para o desenvolvimento do nosso Maranhão. Obrigado, presidente Lula! O Brasil voltou e o Maranhão está chegando”, disse.

    Deixe uma resposta