Notinhas do Dr. Pêta, no JP

Um encontro entre Flávio Dino e José Sarney, há duas semanas, no edifício Murano, na Península, onde moram o ex-presidente e sua filha Roseana, gerou uma série de especulações na mídia e no meio político!!! Uma delas dava conta de que Dino teria conversado com Sarney sobre a formação de uma aliança que envolveria os partidos MDB e PV, “que já vai estar em uma federação partidária com PSB e PCdoB”!!! Essa proposta, conforme as informações levadas a público, esbarraria na ex-governadora Roseana Sarney!!! O governador teria oferecido aos Sarney a vaga de primeiro suplente de sua candidatura a senador, no caso o deputado estadual Adriano Sarney, filho de Zequinha, em troca do apoio do MDB e do PV!!! Essa proposta não agradaria Roseana, que preferiria indicar o vice do candidato de Flávio ao governo, no caso, Carlos Brandão, fato que teria ficado claro durante a conversa!!! “Flávio Dino deixou a reunião com o ex-presidente sem uma definição. Mas com a porta aberta para novas investidas eleitorais”, postou o blog do jornalista Gilberto Leda, replicado nota do colega Marcos D´Eça…

*** As versões para o encontro Sarney-Dino, que não teve a participação de Roseana, mas, possivelmente, apenas de um ex-secretário do prefeito Eduardo Braide (Dr. Pêta não conseguiu confirmar), provavelmente são fruto de interesses diversos, de dentro e de fora do clã Sarney!!! Bem informados da reunião, cada um, conforme seu interesse, achou de vazar a sua versão, sendo as mais fortes, dentre todas, a de que o ocupante do Palácio dos Leões e o ex-presidente se encontraram para alinhar esse acordo que daria ao neto de Sarney a primeira suplência de Dino ou a indicação do vice de Brandão!!! Mas não foi o que aconteceu!!! Na verdade, a versão correta é que o motivo da reunião entre os dois foi a eleição na Academia Maranhense de Letras (AML), na próxima quinta-feira, 21, que vai escolher o ocupante da cadeira 32, que está vaga desde agosto do ano passado, com o falecimento do seu patrono, o ex-deputado e escritor Sálvio Dino, pai de Flávio Dino!!! Portanto, a possibilidade de ter havido qualquer espécie de barganha ou tentativa de acordo em relação a vice do grupo governista ou primeiro suplente do futuro candidato ao senado é zero!!! É de praxe que os candidatos a cadeira na AML ou na própria ABL (Academia Brasileira de Letras) peçam votos aos integrantes da casa!!! José Sarney é decano da AML e com boa influência junto aos demais pares!!! A vaga aberta com o falecimento de Sálvio Dino será disputada por Flávio, Antônio Guimarães de Oliveira, Azenate de Oliveira Sousa, Rossini Couto Correa e José Carlos Sanches Castro!!! Além de Sarney, o governador maranhense visitou outros acadêmicos da AML e conversou com alguns por telefone, levando a todos eles a sua intenção de assumir a cadeira do pai!!!

*** Se algum tema político foi tratado no encontro, o que seria natural, não teve qualquer relação com o que se especulou durante a semana!!! Normalmente, e pela lógica, tais assuntos são tratados e alinhados entre integrantes de um ‘segundo escalão’ e já chegam ao ‘topo’ quando tudo está inteiramente acertado, o que, pelo menos até agora, não foi o caso!!! Um fato sintomático foi a ausência de Roseana nessa reunião!!! A ex-governadora ficou em seu apartamento, no 15º andar, enquanto os dois conversavam no 13º, pertencente ao pai dela!!! É muito improvável que Roseana ficasse ausente dessa conversa se o tema central fosse as eleições de 2022!!! Mesmo que, eventualmente, estivesse chateada com um fato que a incomodou nos últimos dias: uma ligeira mexida num antigo processo, ainda do seu governo, que estava devidamente arquivado no Tribunal de Justiça do Estado, e que envolve um ex-auxiliar seu muito próximo da família!!! Mesmo não tendo certeza, poderia ser natural passar pela cabeça da ex-governadora que Dino teria alguma coisa a ver com a movimentação desse processo!!! Isso seria suficiente para afastá-la de uma reunião sobre AML, mas jamais de um tema chamado Eleições 2022, porque a envolve diretamente!!! Mais improvável ainda é que o governador tenha alguma coisa a ver com esse ‘peixe’!!!

*** Meu amigo, e o ‘pau tá cantando’ na Baixada Maranhense entre um prefeito e a ‘ex-primeira-dama’, que anda preocupada com a sua reeleição!!! Depois de ser informada que o ‘ex’ não estaria mais disposto a apoiá-la, a boa relação entre os dois azedou bastante; não só entre o ex-casal como envolvendo, também, a atual ‘cara-metade’ do prefeito!!! Dias atrás, chamou a atenção um ‘barraco’ fortíssimo entre os três pelo zap, que culminou com bloqueio de contato!!! A ‘ex’, inclusive, parou de seguir o prefeito e todos os integrantes da sua família!!! Pense num ‘balacobaco’!!!

Rapaz, a galera que mexe com shows aqui na ‘terrinha’ deu mesmo o que falar nos últimos dias!!! Os três produtores de evento – estes aqui da ‘Grande Ilha’ – que realizaram um show na região dos Lençóis, por exemplo, levaram um tremendo ‘preju’!!! Esperavam um grande público no espaço enorme que ‘construíram’, e se depararem, ‘na hora agá’, com menos de 10% do que imaginaram???!!! O jeito foi parcelar o pagamento dos cachês das três bandas que se apresentaram!!! E um deles ainda sofreu um prejuízo maior!!! Indignada com o insucesso do evento – vê se pode –, a ‘cara-metade’ do ‘promoter’ veio embora e deixou o ‘coitado’ ‘jogado’ lá nos ‘Lençóis!!! O jeito foi voltar de carona, porque o carrão do casal ela pegou a chave e ‘se mandou’ nele de volta aqui pra ilha!!! Rapá!!! O outro ‘rolo’ aconteceu lá ‘pras bandas’ de Itapecuru-Mirim e envolveu a estrela do momento, o jovem e talentoso cantor João Gomes!!! Bem informado sobre o produtor do evento, um empresário de lá, mas muito conhecido no Maranhão todo, João Gomes acabou vindo na confiança fazer o show!!! Com o local lotado, a produção procurou a organização do evento para receber o combinado!!! Aí, meu amigo, ‘cadê’ o ‘promoter’???!!! Sumiu, desapareceu, escafedeu-se…!!! Conhecido em todo o país já, com o nome amplamente divulgado na mídia nacional, entrevistas no ‘Léo Dias’ e tudo mais, João Gomes subiu ao palco, falou do ‘calote’ e disse que, em respeito ao público, iria fazer o show!!! E fez!!! Agora, adivinha???!!! Enquanto a ‘estrela maior’ do evento teve toda consideração com os itapecuruenses, os cantores locais ‘botaram o pé na parede’ e não subiram ao palco!!! Marrapá…, cada um!!!

MISTÉRIO

*** Por que será que Roseana não participou do encontro entre Sarney e Flávio Dino, no edifício Murano, na Península, que teve como pauta a eleição para a cadeira 32, da Academia Maranhense de Letras (AML), vaga com o falecimento de Sálvio Dino, pai do governador???!!! Teria alguma coisa a ver com uma ligeira mexida num processo antigo, ainda da época do governo dela, que andava ‘arquivado’ no TJ do Maranhão???!!! É…, de repente poderia haver algum Constrangimento!!!

*** E quem foi o ex-secretário do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que teria sido a única figura a participar desse encontro com o governador e o ex-presidente???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Qual é a ‘irmandade centenária’ que está articulando uma aproximação entre dois políticos pesados da cidade que, se concretizada, pode dar uma reviravolta nas eleições do ano que vem???!!!

Quais foram os produtores de evento aqui da ‘Grande Ilha’ que levaram um tremendo ‘preju’ num evento que realizaram na região dos Lençóis, depois de esperarem um grande público no espaço enorme que ‘construíram’, e se depararem, ‘na hora agá’, com menos de 10% do que imaginaram???!!! O jeito foi parcelar o pagamento dos cachês das três bandas que se apresentaram!!! Pior foi o que sofreu o prejuízo maior, que ainda teve que amargar o ‘desprezo’ da ‘cara-metade’!!! Revoltada com o insucesso dos eventos, a ‘dita-cuja’ veio embora e deixou o ‘coitado’ ‘jogado’ lá nos ‘Lençóis!!! ‘Rapá’!!!

Quem foi o empresário maranhense que deu um calote no João Gomes, um dos maiores cantores e compositores de forró e piseiro hoje no Brasil, contratado para fazer um show, dias atrás, em Itapecuru-Mirim???!!!

*** Qual é a diretora de UPA na região leste do estado que está sendo acusada de assédio moral e desvio de função por técnicos de enfermagem do município???!!! Com a palavra Coren Cofen, Sindsaúde e secretarias da área…!!!

Deixe uma resposta