Notinhas do Dr. Pêta no JP

PETINHADAS –

*** Quando se pensava que a notícia do óleo que polui as praias do Nordeste e que já atingiu mais uma área de conservação da natureza (a Reserva Extrativista Cururupu-MA) seria o assunto dominante da semana, eis que aparece ‘Don Bigodon’ e ‘rouba a cena’ com outro óleo…, o de peroba…, aquele de passar em ‘cara dura’, hahahahahahahahahaha!!! Pois é…, Sarney integra a comitiva oficial que está em Roma, neste domingo, 13, para acompanhar a cerimônia de canonização de Irmã Dulce!!! Só que o Palácio do Planalto, hoje ocupado por Jair Bolsonaro, informou que não foi o responsável por chamá-lo!!! E ainda: que a composição da comitiva deveria ser verificada com a vice-presidência, já que Hamilton Mourão é o chefe da delegação!!! A equipe do general, porém, garantiu que o convite também não partiu do vice-presidente!!!

*** Com a negativa dupla do Planalto, a assessoria de Sarney teve que se explicar!!! E aí ‘foi’ a público e esclareceu que o ex-presidente viajou em voo comercial e que não foi convidado por ninguém!!! No entanto, ‘Don Bigodon’ enviou uma mensagem ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comunicando a viagem!!!

*** Bom…, e já está tudo pronto para a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, o “Anjo Bom da Bahia”, que será reconhecida hoje (13), no Vaticano, como Santa Dulce dos Pobres!!! Irmã Dulce será a primeira santa brasileira a ser reconhecida não apenas pelos milagres, mas, principalmente, pela obra social que deixou para os mais necessitados!!! O reconhecimento é motivo de orgulho para todos os brasileiros!!!

*** Mas, tirando de lado a brincadeira do ‘óleo de peroba’ de ‘Don Bigodon’, que ‘concorreu’ com a notícia do outro óleo, que vazou e está ameaçando espécimes importantes no Nordeste, justiça se faça, Sarney foi o político brasileiro que teve uma relação mais próxima com Irmã Dulce, sendo, inclusive, o patrocinador da indicação da freira para o prêmio Nobel da Paz em 1988!!! Numa entrevista ao jornalista Graciliano Rocha, autor da biografia “Irmã Dulce, a Santa dos Pobres”​, o empresário Norberto Odebrecht deu a dimensão da proximidade de Irmã Dulce com Sarney ao relatar uma conversa sua com o ex-presidente: “Aquela mulher é uma santa, Norberto. O que ela pedir eu dou”, afirmou Sarney, segundo relato do empreiteiro!!! Além de recursos para a construção de uma nova ala do hospital gerido por Irmã Dulce, Sarney deu o contato do telefone direto da sua mesa, para que a freira falasse com ele sem interlocutores!!! Ao então presidente, Irmã Dulce fez sua única homenagem a um político: batizou a nova ala do hospital com o nome de José Sarney…, isso em uma época na qual o presidente enfrentava uma grande impopularidade!!! É isso aí!!!

*** Por fim, ainda sobre a comitiva que viajou para assistir à canonização, um outro leitor do Dr. Pêta não perdeu a oportunidade de ‘tirar a sua onda’: “A Santa Dulce ficaria mais satisfeita se os que foram ao Vaticano doassem a grana da viagem para as obras que ela deixou”, hahahahahahahahaha!!!

*** Ah…, a lista de representantes brasileiros também conta com mais de 20 parlamentares!!! Do Maranhão, integram a comitiva oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, apenas dois: os deputados André Fufuca e o senador Roberto Rocha!!! Mas esses foram convidados oficialmente!!!

*** O Jornal Pequeno abriu, ontem, a sua principal coluna política, o INFORME JP, com uma crítica contundente ao deputado estadual Wellington do Curso, que, pelo visto, não está nem um pouco preocupado com a necessidade da coletividade!!! A propósito, há dois domingos, o Colunaço do Pêta destacou aqui a frenética atuação do prefeito Edivaldo, que anda “amanhecendo e anoitecendo nas ruas”!!! “Meu amigo, é obra demais na cidade…, asfalto, drenagem, parque, estádio, praças, escolas, ecopontos…”, enumerou Dr. Pêta”!!! ‘Pior’ que ele não é candidato a nada… nem pode!!! “Há muito tempo Edivaldo aguardava não só a liberação desses recursos quanto os projetos para iniciar as obras, além de esperar acabar o longo e mais volumoso período chuvoso das últimas décadas!!! Choveu demais…, e choveu durante mais de nove meses, causando danos que estão sendo reparados também!!! Asfalto de qualidade no Vinhais, asfalto no Cohatrac, na Guajajaras…, e continua vindo obras por aí, como o pacote de reforma de postos de saúde assinado dias atrás”, destacou o Colunaço!!! E aí ‘me vem’ o deputado Wellington do Curso querendo ‘travar’ esse ritmo acelerado do prefeito com manipulação de pessoas incautas!!! A ação do parlamentar contra o desenvolvimento da capital se dá, principalmente, em relação às reformas dos mercados!!! Já atrasou o início da reforma da feira do São Francisco, tentou atrapalhar o início das obras na feira da Cohab com uma fracassada audiência pública…, e por aí vai!!! Essas reformas, como a obra de drenagem e pavimentação no Santa Barbara, por exemplo, que ele também quer ´melar’, são anseios antigos dos seus respectivos moradores!!! Edivaldo foi o único prefeito que viabilizou recurso e vai fazer!!! Como deputado, eleito para defender interesses do povo, Wellington do Curso deveria era ajudar e não atrapalhar!!! Desse jeito jamais convencerá a população a lhe dar o seu voto!!! Essa política velha, carcomida já está ultrapassada…, ninguém cai mais nessas velhas práticas!!! Tanto que a audiência pública que ‘convocou’ para a Cohab não deu ninguém!!! Se quer mesmo voto, o deputado Wellington do Curso precisa fazer a ‘política nova’!!! Do contrário, não se elege mais a nada!!!

*** O prefeito Edivaldo Holanda Júnior estava ‘acabado’, pessimamente avaliado e com uma imagem super negativa…, desacreditado por seu próprio grupo político e até pelo Palácio dos Leões (essa era a verdade)!!! Administrava num cenário de crise e falta de projetos que saltavam aos olhos!!! Felizmente, para ele e para São Luís, viabilizou os recursos pelos quais lutava, agilizou os projetos para a cidade e conseguiu sair da adversidade para a prosperidade, podemos dizer assim!!! A sua gestão hoje é completamente diferente…, e começa a passar confiança para a população, para seu grupo e para o Palácio dos Leões; a ponto de todos já concluírem que ele terá uma participação, se não decisiva, mas muito significativa nas eleições de 2020!!! Isso é o que se pode ‘chamar’ de ‘dar a volta por cima’!!!

*** Falar em boa gestão, meu amigo, quem também tá ‘um raio’ é o prefeito de Caxias, Fábio Gentil!!! A oposição não tá tendo a menor chance…, o ‘cabra’ tá trabalhando “feito um condenado’, fazendo um bem danado pra Caxias!!! Sei não…, “essa alma quer reza”, hahahahahahahaha!!!

*** Uma ‘notícia’ de domingo passado, aqui no Colunaço, deu o que falar nas ‘rodas políticas’, ao longo da semana!!! A pauta: o papel do prefeito Edivaldo com o governador Flávio Dino na sucessão na capital, ano que vem!!! Pois bem…, ali numa conveniência da Holandeses, muito frequentada por políticos, um experiente ex-prefeito ‘trocava figurinhas’ com um também experiente ex-deputado!!! Teima daqui, teima dali, uma hipótese: “rapaz, as cartas não estão todas sobre a mesa…, tem ‘sujeito oculto’ na espreita”!!! E tome especulação: “máquina partidária do PDT junto com a do PCdoB e mais o tempo de TV do PT, tudo isso somado à força natural da prefeitura e do governo torna esse ‘sujeito oculto’ competitivo”!!! “PCdoB com PDT e PT”???!!! É, ‘rapá’…, faz pensar”, coçou a cabeça um dos dois ‘analistas de conveniência’!!! Algumas heinekens depois e mais teimas, inclusive sobre Bacabal, os dois concluíram algo assim: “prefeitura de São Luís é importante demais para Flávio Dino e Edivaldo entregarem de ‘mão beijada’ para o Braide”!!! E o mais maduro dos dois ainda ‘se saiu’ com aquela ‘bem batida’: “como diria Lister Caldas, quem viver verá”…!!! Rapaz, esses ‘cabras’ aí não ‘tavam’ ‘troando’ não…, a reflexão tem rumo!!!

*** Ainda no tema: engana-se redondamente quem pensa que Flávio Dino e Edivaldo Holanda Júnior marcharão em palanques diferentes ano que vem!!! Principalmente agora, com a “ressurreição”’ do prefeito, que ressurgiu das cinzas e está dando uma verdadeira ‘chacoalhada’ na cidade com ‘um caminhão’ de obras!!!

*** E olha só o comentário de um assíduo leitor do Dr. Pêta depois de ler uma postagem do blog O INFORMANTE (JP online) sobre a postura de várias associações de magistrados do Brasil ao reagirem à fala do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de que a “Justiça Criminal brasileira, para ser ruim, precisa melhorar muito”!!! Pois é…, ao concluir a leitura do post, o leitor ‘mandou bala’: “O jurista e ex-ministro Gama e Silva disse, certa vez, ao ex-presidente Costa e Silva, sobre o AI5, que temia era o guarda da esquina!!! Agora, os juízes, com Lei de Abusos, temem é o STF”!!! Verdade!!!

*** Rapaz, a galera do fake News, que sempre vai querer ver o ‘circo pegar fogo’, não desiste mesmo!!! A ‘bola da vez’, essa semana, foi o IEMA, nosso Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, que vem sendo muito bem comandado pelo reitor Jhonatan Almada!!! Talvez, inclusive, seja por isso que agora resolveram ‘mirá-lo’!!! Na sexta-feira, falando em nome do IEMA, Jhonatan foi obrigado a vir a público, com uma Nota Oficial, para desmentir uma notícia falsa jogada nas redes sociais dando conta de que alunos da instituição de ensino, em Axixá, haviam se deslocado para fazer um trabalho de artes em Cachoeira Grande e se envolveram numa “simulação de assalto ao Bradesco”!!! Conforme o fake news, “os alunos chegaram encapuzados e, com simulacros de armas, entraram na agência e fizeram uma pessoa refém, tudo supervisionado pela equipe de professores. Tinha filmagem e tudo mais. Ocorre que a polícia não foi informada e por pouco não acontecia uma desgraça, porque um vizinho ligou da agência para a polícia”!!! Quanta irresponsabilidade!!!

*** Na ‘Nota Oficial’, o IEMA desmentiu a ‘notícia falsa’!!! “Somos uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica com reconhecimento nacional e internacional, cujo trabalho se pauta na transparência e seriedade. Lamentamos que pessoas não identificadas ocupem seu tempo em disseminar fakenews. Trata-se de prática criminosa, e tão logo identifiquemos a origem das mensagens acionaremos as autoridades policiais e judiciais”!!!

*** Os alunos do IEMA, em Axixá, na verdade, foram convidados pelo Batalhão de Infantaria de Selva do Exército para apresentarem suas pesquisas de robótica e lançarem um foguete em Cachoeira Grande!!! Foi o suficiente para aprontarem o ‘circo’ nas redes sociais!!! Agora, adivinha quem era um dos disseminadores da mentira???!!! Vou nem dizer!!!

*** Viram aí a Câmara Ambiental do MPF se posicionando contra a proposta que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, para ampliar os Lençóis Maranhenses e incrementar a exploração turística do parque???!!! Pois é…, os procuradores alegam que a ampliação não garante a preservação e pode expulsar comunidades locais que vivem da comercialização da castanha de caju e do artesanato!!! ‘Rapá’, só pode ter uma ‘cabeça de burro’ enterrada no Maranhão…, tô pra ver!!! Curioso é que os que ganham mais, e com maior estabilidade, são os que se colocam sempre contra a exploração econômica da riqueza maranhense!!! São essas correias que fazem girar o “círculo vicioso” da pobreza!!! Vá entender!!!

*** Rapaz, o Hildo Rocha ‘soltou os cachorros’, essa semana, ‘pra cima’ dos três senadores maranhenses que se ausentaram da sessão conjunta do Congresso Nacional que votaria o projeto de lei que abre crédito orçamentário para diversos ministérios!!! A sessão ‘caiu’ por falta de quórum!!! Indignado, Hildo ‘mandou ver’ no grupo de ‘zap’ da bancada: “Nenhum senador do Maranhão compareceu para votar. Infelizmente, parece que não querem mais trabalhar. Deveriam dar a vaga para os seus suplementes. Quem está dizendo isso aqui é Hildo Rocha. Quem achar ruim que venha me desdizer e dizer se eu falto alguma vez. Depois não reclamem das críticas!!! Vocês não querem trabalhar, não dão um prego numa barra de sabão, mas na hora querem pegar o dinheiro das emendas impositivas e dirigir para onde bem entendem”, bradou Hildo!!! O ‘puxão de orelhas’ serviu!!! No dia seguinte, estavam todos na sessão conjunta, teve quórum e a votação aconteceu!!! E aí o Hildo ‘já’ gravou um vídeo parabenizando os três senadores e pedindo desculpas pelos “eventuais excessos”!!! Weverton também ‘já’ aparece no vídeo dizendo que “a bancada unida jamais será vencida”…!!! E vida que segue!!!

*** Meu amigo, o que tem de gente querendo falar em nome dos quilombolas de Alcântara é uma ‘festa’!!! Rapaz, no Maranhão tem centenas de povoados quilombolas que precisam de reconhecimento de suas terras, de estrutura para amenizar a miséria…, e ninguém ‘nem aí’!!! Se perguntar onde fica o Quilombo Jaguarana, Quilombo do Peixe…, ninguém sabe!!! Das três uma (ou as três juntas): ou querem o voto dos moradores ‘mais ilustres’ de Alcântara; ou é só um ‘fetiche’ do ‘anti-capitalismo’…, ou, mesmo, querem é cortejar o regime que produziu a miséria socialista venezuelana, que se tornou visível até nas ruas de São Luís!!!

*** E olha só que situação!!! Evento de pompa do Grupo Mercúrio marcado para o Blue Tree Hotel, convidados devidamente aprumados, imprensa presente, tudo organizado…, e, de repente, ‘pau’ na energia!!! Ok…, vai logo voltar ou o gerador entrará em ação, devem ter pensando as pessoas presentes!!! NADA!!! ‘Breu’ total…, das 20 às 23h!!! O calor apertando, todos desconfortáveis, e não aparecia nenhum gerente do hotel para oferecer o mínimo apoio sequer!!! “Foi horrível”, relatou uma assessora que teve um cliente homenageado na festa, transcorrida na mais repleta escuridão!!! Alguns hóspedes também se manifestaram por meio das redes sociais, indignados com o lamentável episódio!!! Contatada, a Equatorial energia detectou que o problema ocorreu no relé interno do hotel!!! Que situação!!!

MISTÉRIO –

*** Qual é o presidente de entidade, que, estrategicamente, vai se afastar por mais de um mês do cargo???!!!

*** Quem é um ‘sujeito oculto’ que pode surgir ‘do nada’ para fazer ‘assombração’ nas eleições do ano que vem???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Será que o deputado Eduardo Braide está tão forte assim para 2020, a ponto de ‘nego’ estar pensando’ numa verdadeira ‘força-tarefa-eleitoral’ para enfrentá-lo na sucessão do Edivaldo???!!! ‘Rapaz’, é essa a impressão que está dando, conforme já detectou, com alguma precisão, a ‘muriçoca-chipada’ do Dr. Pêta!!!

*** Por que o deputado Wellington do Curso quer ‘travar’ as obras que a Prefeitura está fazendo nas feiras e mercados de São Luís???!!! Alguém pode desvendar esse mistério???!!!

*** Por que alguns parlamentares da bancada maranhense não compareceram na votação da Cessão Onerosa, um projeto interessante, importantíssimo e urgente para o Maranhão, para ajudar as finanças do estado???!!! Ainda bem que passou a ‘Urgência’ e a aprovação acabou simbólica!!!

*** Qual é o sindicato da área federal, filiado à CUT, que anda ‘desfilando’ na cidade com uma caminhonete de luxo, de altíssimo padrão e zerada???!!! Pois é…, essa semana o vistoso veículo, já apelidado de ‘a dama de vermelho’, estava estacionado, em horário administrativo, no supermercado Mateus, do Renascença!!! Por essas e por outras é que os sindicatos precisam ser auditados de verdade, prestar contas…!!!

*** Quem é a ‘socialite’, ‘cara-metade’ de empresário mais ou menos forte, que anda comprando fiado e pedindo troco nos shoppings da ‘Grande Ilha’???!!!

*** Quem é o irmão de parlamentar que anda querendo ‘passar a perna’ no cunhado, de olho em 2022???!!!

*** Qual vereador queria tirar o nome do jornalista Nonato Massom da praça inaugurada pela ex-prefeita Conceição Andrade, no conjunto Radional, alegando que o logradouro fica numa área de invasão da Vila Palmeira???!!! Pense numa comunidade indignada!!! Ainda bem que recuou!!!

1 pensou em “Notinhas do Dr. Pêta no JP

Deixe uma resposta