• Notinhas e mistérios da semana

    PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

    *** Falar em política, o senador Weverton Rocha garante que será candidato à reeleição!!! Terá uma dura disputa com o ministro do Esporte, André Fufuca; isto porque uma das vagas está praticamente garantida para o governador Carlos Brandão!!! Weverton assegura que terá o apoio do presidente Lula, que teria uma gratidão “para com ele”!!! Lembrado por um colega da bancada maranhense de que Lula tem muito apreço grande por Brandão e que, consequentemente, ele não poderia ter esse apoio do presidente fazendo oposição ao govenador, como vem ensaiando com o amigo Othelino Neto, Weverton teria dito, enigmaticamente: “Isso não será problema!!!

    *** A propósito de fake news, essa semana, também, tentaram atingir a imagem do presidente do Sampaio Correa, Sérgio Frota!!! Um ‘engraçadinho’ irresponsável pegou uma foto do filho de Frota com a camisa do Fluminense, de um jogo do tricolor do ano passado, no Maracanã, e espalhou nas redes que o garoto estava em Cariacica, no jogo Fluminense x Sampaio, vestido com a camisa do Flu e torcendo contra o time do próprio pai!!! Na legenda da foto, o maldoso escreveu: “Torcida do Sampaio reage: Filho do presidente Sérgio Frota assistiu o (sic) jogo contra o Fluminense em Cariacica com a camisa do adversário”!!! Sabe nem escrever…!!! “Assistiu AO jogo, ‘bunda mole’!!!  Cadê a punição para quem espalha fake news???!!! Só muita ‘borracha’!!!

    *** Rapaz, o governador Brandão resolveu arrochar com quem anda fazendo ‘Corpo mole’ nas reuniões do Congep, o conselho de gestão pública!!! Quer ‘todo mundo’ no presencial!!! Segunda passada, o que tinha de secretário no salão de atos do palácio era ‘uma festa’!!!

    *** Meu amigo, na homenagem às mulheres empreendedoras, realizada no ‘Poder Rangedor’, o ‘fuzuê’ foi por um triz, depois que a ‘matriz’ de um prefeito deu ‘de cara’ com a ‘filial’!!! Não fosse a pronta intervenção da “melhor amiga”, que procurou apartar antes do estrago, a ‘bagaceira’ ia ser grande!!!

    *** Rapaz, imagina uma ‘trapalhada’ ‘daquelas’!!! Pois foi essa semana num evento em um hotel cinco estrelas da ‘Grande Ilha’!!! Organizada por uma produtora ‘globtroter’, a festa teve de tudo…, até esquecimento da lista dos premiados!!! E na hora das homenagens foi tanto ‘desencontro’, que tinha patrocinador dizendo, entre ouvidos, que ia pedir o ‘dindim’ de volta!!! A falta de entendimento foi tanta, que a dona da festa ‘afastou’ a produtora, que, por sinal, só chegou meia-noite…, e sem a listagem e a filmagem dos homenageados!!! Em desespero, o cerimonial estava mais perdido que pijama em lua de mel!!! Trocou até biografia de homenageados, citando erradamente alguns nomes!!! “E por aí foi”…!!! “Jesus/Maria/José”!!!

    *** Uma transferência via PIX, uma informação importante omitida à polícia por uma das garotas da Mansão da Rosana e uma provável nova linha de investigação por parte da Polícia Civil são os mais novos ‘ingredientes’ do incidente do feriado do Dia do Trabalhador que levou à morte o jovem blogueiro Maldine Vieira!!! Surge uma pessoa que viu Maldine ser empurrado na piscina e cair na água em seguida!!! Pode ter sido ‘na brincadeira’, e é isso que a polícia vai apurar!!! Bom aguardar o desenrolar dos acontecimentos!!!

    *** E pra fechar…

    Terezinha Rêgo: “Não se tem coisa grande com coragem pequena”

    Ela nasceu no dia 5 de fevereiro. Para os amantes da astrologia, é do signo de Aquário, definido como o que vive à frente do seu tempo. No caso específico de Terezinha Rêgo, o horóscopo acertou.

    Ainda menina, lá pelos oito anos de idade, começou um namoro que manteve firme por toda a vida: com as plantas do quintal de casa. Hoje é reconhecida internacionalmente e, para orgulho de brasileiros e maranhenses, é a única cidadã deste país a integrar o livro “Quem é quem no mundo”, editado na Itália, em reconhecimento a uma pesquisa que realizou em 1997 sobre as plantas medicinais utilizadas pelos índios Canelas, em Barra do Corda, interior do Maranhão.

    A paixão pelas dálias coloridas cultivadas pela mãe nos jardins da família impulsionou seu interesse por ervas, e a menina passava horas observando do nascer de um botão ao desabrochar de uma flor. No tempo em que teve que decidir que carreira seguir, não pensou duas vezes: Farmácia. Casada há mais de 50 anos com o primeiro namorado, Artur, e mãe de duas filhas, colou grau no curso dos sonhos, em 1957, por coincidência quando nasceu sua preocupação com os conterrâneos que vinham do interior acostumados a tratar doenças com ervas quase nunca encontradas na capital.

    Farmacêutica e Bioquímica, com Doutorado em Botânica e especialização em Fitoterapia pela Universidade de Havana, conta com aproximadas 10.800 espécies catalogadas, regularizadas e reconhecidas no Herbário de Nova Iorque (EUA). O reconhecimento da Fitoterapia era uma meta que viu ser alcançada no Brasil, com a chancela do Governo Federal, que autorizou o uso dos medicamentos naturais no Sistema Único de Saúde, o SUS.

    Sempre à frente do seu tempo, Terezinha desenvolveu um tratamento experimental – e paralelo – contra doenças oportunistas para os portadores do virus HIV, com o objetivo de evitar uma sobrecarga de medicamentos alopáticos, com destaque para o AZT. No Herbário Ático Seabra, mantido pela Universidade Federal do Maranhão, por muitos anos recebeu, em seu consultório, membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil, que iam conferir aquelas conquistas. Em sua simplicidade desconcertante, afirma: “Temos conseguido excelentes resultados trabalhando pelo bem estar das pessoas e todos aprovam plenamente a iniciativa da Universidade”.

    Sua linha de ação é do aproveitamento da flora medicinal do Marinho, dando valor às plantas por meio da implantação de hortas comunitárias e oferecendo uma alternativa de elevado alcance social. Não só aqui no Maranhão. Nem apenas no Brasil.

    À Fitoterapia contribuiu mundialmente com o envio de ervas para combater a pneumonia asiática na China, que já havia dizimado centenas de vidas naquele país imenso e tão distante. A Embaixada da China, sabendo da eficiência dos fitoterápicos na cura dos sintomas da moléstia, encarregou-se enviar o “Xarope de Urucum”, utilizado no tratamento da Pneumonia; a “Tintura de Assa-Peixe”, erva originária da baixada maranhense, própria para amenizar os efeitos do Diabetes; e a “Essência de Cabacinha”, empregada na congestão nasal. Ela fez suas experiências atravessarem os oceanos, também para Córdoba, na Espanha, e Londres, a capital do Reino Unido.

    A verdade é que poucos reconhecem a importância das plantas medicinais. A influência das multinacionais, sem nenhuma dúvida, está presente neste compasso de uma espera que ninguém sabe quando termina. Dinheiro é tudo neste e em todos os outros casos. Cientistas e leigos sabem que toda farmacologia tem como base exatamente os princípios ativos das plantas. E não é sem razão que a nossa Amazônia é cobiçada pelas grandes potências, e se hoje as guerras se dão por petróleo, não tardará o dia em que elas terão como razão as riquezas de nossa flora e de nossa fauna. E de nossas águas também. Mas essa é uma outra história.

    As plantas medicinais são a base dos principais produtos para a saúde desde a Antiguidade, o que é endossado pela Organização Mundial da Saúde, que prova que 80% da população do planeta utiliza as plantas ou as preparações delas para se curar. O reconhecimento de seu valor real, verdadeiro e único como recurso clínico, farmacêutico e econômico vem crescendo em vários países, onde a utilização vem se normatizando e é criada legislação a respeito dos diferentes critérios de segurança, eficácia e qualidade. As plantas podem fazer mal e até matar. É indispensável que seus efeitos sejam avaliados, criticados e endossados pela comunidade científica. O empírico carrega em si o exagero. O testado tem a dose certa, ou quase. Mas é assim que o mundo gira. A sabedoria popular sinaliza o caminho, o experimentador descobre as vielas, os becos, as ruas, as artérias e as veias. E tudo isto demanda tempo com experimentos e pesquisas. E dinheiro. Muito dinheiro. E ai está a razão da indústria farmacêutica não valorizar o que pode nascer nos nossos quintais.

    Com seus índices alarmantes e vergonhosos de desigualdade social, o Maranhão não poderia dar as costas para uma cidadã deste quilate. Nem desperdiçar a riqueza que ela produziu. O documentário de alto nível produzido por Joaquim Haickel, no álbum “Memórias e Lembranças”, traduz melhor o que vem a ser Terezinha Rêgo para nossa terra, para o nosso país e para o planeta. A Itália sabe disso, a China, a Espanha e a Inglaterra também. Vamos cometer o crime de ignorar? Um caboclo da baixada disse sabiamente: “não se tem coisa grande com coragem pequena”. Terezinha Rêgo teve a grande coragem de realizar.

    P.S.:
    Em seu primeiro mandato, o então governador do Maranhão Flávio Dino acolheu o projeto “Farmácia Viva”, elaborado pelo autor deste artigo em maio de 2015,e determinou à Secretaria de Saúde que o implantasse imediatamente.

    (Riba UM – Jornalista)

    ********************

    MISTÉRIO

    *** Qual empresária comprou passagem ida e volta a Brasília, roupa nova e tudo mais para o aniversário do ex-presidente e descobriu, de última hora, por uma assessora de deputada, que não seria bem-vinda na festa???!!!

    *** Qual secretária municipal da região central da ‘terrinha’, sobrinha de prefeito, descobriu que seu ‘cara-metade’ está ‘de rolo’ com uma enfermeira do município???!!! Resultado: a garota foi punida com todo rigor, com demissão sumária!!!

    *** Qual prefeito ‘desaliançado’ nem bem ‘engatou’ com uma influencer ‘malhante’ já ‘tirou pra fora’???!!!

    *** Quem foi a influencer que, depois de espalhar nas redes que o ‘cara-metade’, hoje dono de salão de beleza, havia traído, promovido violência psicológica e feito uma ‘penca’ de maldades com ela, a ponto de fazê-la procurar terapia, já está ‘de boa’ com o ‘ex-quase’ e até já viajou a Dubai, nos Emirados, em nova ‘lua de mel’???!!! Com uma viagem dessas, nem precisa ter o dom da reconciliação, hahahahahahahahahahaha!!!

    *** Quem é que anda comandando uma torcida organizada do Sampaio, lá das bandas do Maiobão, para fazer manifestação toda vez que tem jogo da ‘Bolívia’ no Nhozinho Santos???!!! Na partida contra o Figueirense, agrediram até uma criança!!!

    *** Quem foi o ‘boliviano’ que espalhou fake news na cidade, postando uma foto do filho do presidente do Sampaio, Sérgio Frota, com a camisa do Fluminense, como se o garoto tivesse ido para o jogo da ‘Bolívia Querida’ em Cariacica torcer para o tricolor das Laranjeiras???!!! A foto é do ano passado, de um jogo do Fluminense no Maracanã!!! Só muita ‘borracha’!!!

    Deixe uma resposta