Caso decida aceitar o convite de Lula para virar ministro das Comunicações no lugar de Juscelino Filho, Pedro Lucas Fernandes precisa construir um consenso em torno de um nome para sucedê-lo na liderança do partido da Câmara.
A maioria na bancada sinalizou para a cúpula do partido uma insatisfação em Juscelino Filho assumir o posto na Câmara por ter sido ministro de Lula. A bancada quer um nome “menos governista” e com mais liberdade para direcionar as votações.
Surgem então alguns nomes de deputados do União para ocupar a cadeira: o baiano Arthur Maia, o paraibano Damião Feliciano, o paulista Fernando Marangoni e o pernambucano Fernando Coelho.
O nome de Mendonça Filho também aparece é mencionado entre os deputados, porém há resistência por estar mais alinhado à direita e fazer oposição ao governo Lula.
Pedro Lucas tem até a semana que vem para bater o martelo se vai topar assumir o ministério. Ele tem recebido pressão de deputados para declinar do convite e continuar na liderança do União Brasil.