Uma pesquisa recente realizada pelo Data M, entre os dias 05 e 10 de maio, revelou resultados interessantes sobre a corrida eleitoral para o Governo do Maranhão em 2026. Com a participação de 1.800 eleitores distribuídos por 40 municípios de várias regiões do estado, o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), apresenta uma liderança confortável nas intenções de voto.
No cenário em que são apresentados os nomes dos candidatos, Braide obtém 34,3% das preferências, superando com folga o segundo colocado, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que possui 15,3%.
Em seguida, aparece o ex-senador Roberto Rocha (União) com 9,4%, seguido de perto pelo vice-governador Felipe Camarão (PT) com 8,8% e pelo secretário de Assuntos Municipalistas do Governo, Orleans Brandão (MDB), que alcança 6,7%. Uma parte significativa dos entrevistados, 10,7%, afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 13,4% não souberam ou não opinaram sobre sua preferência.
Além disso, Eduardo Braide se destaca pela sua baixa rejeição, com apenas 5,8% dos entrevistados afirmando que não votariam nele.
A pesquisa teve um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro estimada de até 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Respostas de 4
Tenho absoluta convicção que Braide é Lahesio Bonfim tem muito mais que isso apresentado pela DATA M, fico imaginando a cara de Felipe Camarão que ficou sendo usado como bobo da corte pelo grupo Brandão que nunca cogitou entregar a cadeira de governador. Político experiente, Flávio Dino percebeu logo a estratégia do ex aliado quando traiu os acordos firmados , dentre eles q presidência da assembleia legislativa. A sorte ou azar do Maranhão é que Carlos Brandão é aprovado apenas pelos seus aliados que estão contando com a montanha de dinheiro para a campanha de 2026.
Ou Felipe Camarão ou Eduardo Braide. O Maranhão virou uma zona com esse carlos Brandão e família. Lamentável o que o estado virou. Muito triste. Maranhão não precisa de uma oligarquia familiar. Se deu mal com os Sarneys e estão flertando novamente.
O Maranhão não precisa de familiar sucedendo familiar. Isso é muito triste. A oligarquia sarney acabou com o estado. Não podemos admitir outra.
A pesquisa é pouco representativa, pois somente escolheu 40 municípios.