Rondônia, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, nesta ordem, são estados com mais eleitores de direita. No cenário nacional, a média é de 29% de brasileiros que se autodeclaram direitistas.
Já os estados em que há um maior percentual de eleitores assumindo-se de esquerda são, também pela ordem, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Mas na média nacional apenas 15% da população se declara de esquerda.
Os dados são de uma pesquisa inédita da Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, o novo nome do antigo Ipri, controlado pela FSB, em parceria com o DataSenado.
Foram entrevistados 21.808 brasileiros de todos os estados entre os dias 5 e 28 de junho.
Em Rondônia, o estado mais direitista do Brasil, o percentual chega a 41% da população. Emseguida, aparecem Santa Catarina, com 37% (para a surpresa de ninguém), e Paraná e Mato Grosso, com 36%.
Já Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram o ranking de eleitores que se consideram de esquerda, ambos com 18%, seguidos pelo Ceará, com 17%. Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo ocupam o terceiro lugar, com 16%.
E o centro? Espremido na polarização reinante, os centristas são apenas 11%. Quem não se identifica com nenhuma dessas três posições, é a maioria: 40% do total de entrevistados. (O Globo)