No Dia dos Professores, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), deu posse, na tarde desta quarta-feira (15), no Centro de Vivência do Ipam, no bairro do Olho d’Água, a mais 174 novos professores concursados, que passarão a compor a Rede Municipal de Ensino. Essa é a terceira convocação de aprovados no concurso público, regido pelo Edital nº 002, de 26 de dezembro de 2024, e a primeira referente à lista de cadastro de reserva.
Durante a cerimônia de posse, o prefeito Eduardo Braide enfatizou a importância e o papel fundamental do professor na transformação de vidas e no avanço na educação municipal de São Luís.
“O professor é mais do que uma profissão, é uma vocação, uma missão; e tenho certeza que será exercida da melhor forma possível pelos professores que estão ingressando na nossa rede de ensino. Não existe nada mais importante, para a educação, do que um professor em sala de aula. É ele que tem a missão de transformar vidas, a partir dos ensinamentos e dos estímulos que repassam para cada estudante. Sou grato aos meus professores, pois, ao tomar decisões, lembro dos ensinamentos que tive com eles ao longo da minha vida e esse é um legado que sempre carregarei comigo, assim como é esse legado que os professores que passam a integrar a rede municipal, a partir de agora, também vão transferir para nossas crianças e adolescentes. Quando assumi a prefeitura, São Luís ocupava a 23ª posição no IDEB, entre todas as capitais brasileiras. Hoje, por meio de muito trabalho e dedicação de toda e Rede; e, principalmente, dos nossos professores, passamos a ocupar a 11ª posição. Nossa meta é continuar avançando, junto com os novos professores empossados”, declarou o prefeito Eduardo Braide.
O concurso ofertou 600 vagas imediatas, além de cadastro de reserva com mais de 1.800 profissionais. Após duas convocações, para preenchimento das vagas imediatas, a Prefeitura começou a dar posse aos professores que integram a lista do cadastro de reserva.
“Cada professor que está sendo empossado tem uma trajetória, história e sonhos que moldaram esta escolha, pela missão de ensinar. Agradeço a cada professor que disse sim à nossa Rede de Ensino Municipal, que vem se transformando e que tem recebido investimentos voltados para a escola, para o aluno, para a geração de oportunidades e redução das desigualdades. Estamos vivendo um momento, no qual se tem um sentimento de orgulho e de pertencimento, por uma Rede que acredita no professor, no estudante e no vínculo com as famílias”, frisou a secretária de Educação, Caroline Marques.
O secretário municipal de Administração, Octávio Soares, enfatizou a disputa individual e a concorrência, no próprio concurso, enfrentada entre os profissionais que estão ingressando na Rede, até chegar à posse propriamente dita.
“São 174 novos professores oriundos de uma grande disputa, vencendo desde sacrifícios individuais até os mais de 28 mil inscritos nesse concurso, que acreditam na profissão e que têm o interesse de proporcionar às novas gerações uma vida digna. São profissionais que chegam para reforçar e ajudar a transformar, ainda mais, a educação de São Luís”, destacou.
“De todas as profissões, professor é aquela que está na base de todas as outras. Os professores da Educação Municipal de São Luís são os responsáveis pela fase inicial, aquela na qual a criança está acabando de sair de casa e começa a conhecer um novo mundo; e, por isso, tem uma grande responsabilidade. O Dia do Professor é uma data emblemática e muito importante a ser lembrada, escolhida não por acaso para receber esses novos professores que passam a fazer parte da história de transformação da nossa cidade e da nossa educação, que me orgulho em fazer parte. Uma cidade que me abraçou, que me fez a professora que fui durante dez anos”, destacou a vice-prefeita de São Luís e, também, professora Esmênia Miranda.
RECONHECIMENTO E DETERMINAÇÃO
Ao todo, tomaram posse, nesta quarta-feira (15), 174 profissionais, para as funções de: professor de Educação Física, professor de Educação Infantil, professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e professor dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), nas disciplinas de Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática; professor do Atendimento Educacional Especializado, além de professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental – tempo integral.
São homens e mulheres que chegam à Rede Municipal de Ensino, com determinação e entusiasmo para somar esforços e apresentar resultados, reconhecendo as mudanças pelas quais a educação de São Luís vem passando.
Raissa Raquel Gonçalves dos Santos é professora de Língua Portuguesa. Ela destacou como se sente valorizada, diante da convocação e por ter sido empossada.
“Eu não tenho palavras para descrever o quanto estou me sentindo valorizada, enquanto profissional da educação. Às vezes, falamos muito sobre o profissional da educação, sobre a função do professor, a sua importância, mas é com a materialização de eventos como este, com a posse, a abertura de oportunidades para esses educadores, para sua estabilidade, é que de fato o professor é valorizado. Eu sinto que todos os meus esforços, que todos os dias estudando, trabalhando e sempre pensando na minha formação, agora estão concretizados e, de fato, materializados. E acho que é isso que é fazer a transformação. A mudança social, ela começa assim, com incentivo na educação básica”, declarou a professora.
“Ingressar na Rede Municipal de Ensino era um desejo antigo. Eu já trabalhava na educação, mas na Rede Particular e, agora, é uma grande alegria para mim estar participando da Rede Pública, principalmente no município de São Luís, que é um município que a gente tem acompanhado, que tem valorizado bastante a educação, através da gestão do prefeito Eduardo Braide, que tem investido muito na educação e nos professores. Espero fazer o melhor para proporcionar, também, a diferença na educação do município de São Luís”, afirmou Alan Robert Vieira Alves, que ingressa na Rede Municipal como professor de ensino fundamental de 1° ao 5° ano.
“Estou entrando para somar, na Rede Municipal da Prefeitura de São Luís, que tem investido em educação. Tenho visto as escolas que estão sendo reformadas e me honra muito poder fazer parte deste quadro”, disse Natália Nunes, que foi empossada como professora de suporte pedagógico.




Uma resposta
Esses só foram convocados porque dezenas dos que haviam sido convocados na 1° lista, não puderam assumir por diferentes situações ou pq desistiram. O nome dos que foram nomeados e NÃO assumiram foi divulgado no diário oficial. Não adianta o prefeito fazer proselitismo com as convocações desses docentes, pois concurso causa ojeriza na gestão. Vi no plano anual de saúde que NÃO há previsão de nenhum concurso para a área da saúde, a exceção foi um pífio seletivo para agente de saúde e de endemias que só foi realizado porque a Constituição proíbe outra forma de contratação para essas categorias, porém outras funções na saúde está sendo preenchidas só por terceirização ou indicação. Quem olha a gestão com a lente da realidade percebe que nem todo paraíso é de fato paraíso.