• Avaliação negativa do governo vai a 44%; Lula é reprovado por 55%, diz pesquisa CNT

    A reprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu a pior marca desde janeiro de 2023, segundo pesquisa de avaliação de governo CNT. Para 32% dos entrevistados, o governo do petista é “péssimo”, enquanto 12% avaliam a gestão federal como “ruim”.

    A soma das avaliações “péssimo” e “ruim” é de 44%, tendo crescido 13 pontos porcentuais desde a rodada anterior do levantamento, em novembro de 2024.

    A avaliação positiva a Lula é de 28,7%. Para 19,4% dos entrevistados, o governo do petista é “bom”, enquanto 9,3% avaliam a gestão como “ótima”.

    A avaliação do governo federal e a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pioraram. O índice de aprovação de Lula caiu de 50% para 40,5%, enquanto a desaprovação subiu de 46% para 55% – salto de 9 pontos percentuais.

    Quanto ao governo federal, a avaliação negativa registrou crescimento de 13 pontos percentuais em relação à rodada anterior, de novembro de 2024, quando era de 31%, e chegou a 44%.

    Em comparação com a última Pesquisa CNT de Opinião, realizada em novembro de 2024, a variação de desaprovação do presidente Lula subiu 9 pontos percentuais. Enquanto a aprovação recuou 10 pontos percentuais. A avaliação dos entrevistados para o governo federal é, em maioria, ruim/péssima (44%).

    As áreas consideradas de melhor desempenho são: ajuda aos mais pobres (22%), educação (13%) e relações internacionais (11%). Por outro lado, as áreas com pior avaliação pelos entrevistados foram economia (32%), segurança (20%) e saúde (13%).

    A pesquisa CNT realizou 2.002 entrevistas presenciais em 137 municípios do País entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

    A essa altura do mandato, com dois anos de governo, o índice de 44% de reprovação é o pior na série histórica. Lula igualou o governo de Michel Temer (MDB), que registrou o mesmo índice de avaliação em fevereiro de 2017. No caso de Temer, o marco de dois anos considera o início da gestão Dilma Rousseff, em janeiro de 2015.

    O petista também superou seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que registrava 36% de avaliação negativa ao seu governo a essa altura do mandato.

    Numericamente, o pior desempenho do governo Lula é entre evangélicos. Nesse segmento, 54% avaliam de forma negativa a gestão do presidente.

    A imagem de Lula é rejeitada por 55%, enquanto 40% aprovam o presidente e 5% não responderam. O índice de reprovação à imagem de Lula subiu nove pontos porcentuais desde novembro de 2024.

    A pesquisa CNT vai ao encontro de outros levantamentos de avaliação de governo divulgados nas últimas semanas. Segundo pesquisa do Datafolha, o índice de desaprovação é o pior de todos os mandatos de Lula.

    O cenário ocorre na esteira de episódios como a crise da suposta taxação do Pix. Como mostrou o Estadão, o “tombo” na avaliação do governo precipitou a reforma ministerial. Lula buscará novos ministros com o objetivo de imprimir marcas à gestão a tempo das eleições de 2026.

    Eleição de 2026

    Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a disputa à Presidência da República será acirrada em 2026. No cenário de intenção de voto estimulado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria leve vantagem na disputa do segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43,4% x 41,6% – e também contra o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) – 43,1% x 39,4%.

    Os dados fazem parte da 163ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25/2). Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

    Embora Bolsonaro apareça numericamente à frente, ambos os cenários indicam empate técnico, quando os candidatos têm o mesmo percentual de intenções de voto ou apresentam diferença menor do que a margem de erro.

    Vale ressaltar que Bolsonaro está inelegível até 2030, após ser condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores, antes das Eleições de 2022.

    O ex-presidente ainda enfrenta denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso da suposta intenta golpista.

    Outros cenários para 2026
    Também foram observados empates técnicos em todas as combinações envolvendo Lula, Fernando Haddad, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, segundo dados da Pesquisa CNT de Opinião.

    Cenário 2 – 2º turno

    • Lula teria 41,2% dos votos.
    • Tarcísio de Freitas teria 40,7% dos votos.

    Cenário 3 – 2º turno

    • Jair Bolsonaro teria 43,1% dos votos.
    • Fernando Haddad teria 39,4% dos votos.

    Cenário 4 – 2º turno

    • Tarcísio de Freitas teria 38,3% dos votos.
    • Fernando Haddad teria 37,3% dos votos.

    Uma resposta

    1. Eu nunca fui entrevistado!
      Ate acredito que essa tal pesquisa deva ser igual às outras, cuja finalidade é incutir a dúvida no cidadão, conheço petistas que nao querem nem por sonho ouvirem falar do kxaceiro, e o que me chama a atenção é saber que ainda tem mula que sou acredita nele!
      Em tempo : não sou bolsonarista, e sim um patriota consciente!

    Deixe uma resposta