Bacabal tem 7 candidatos a prefeito

Se a Justiça Eleitoral deferir todos os pedidos de registro de candidatura a prefeito em Bacabal, a disputa será travada entre 7 candidatos. Para a disputa por uma vaga na Câmara municipal, 217 pessoas deram entrada no pedido do registro de candidatura. O levantamento é feito pelo jornalista Louremar Fernandes que está prestes a publicar o livro ‘Bacabal: cem anos de eleições”.

Candidatos a prefeito em número recorde 

Das cidades do interior do Maranhão, Bacabal só perde em número de candidatos a prefeito para Imperatriz e Caxias, com 11 e 8 candidatos respectivamente.

As pessoas que solicitaram registro de candidatura a prefeito e que podem a partir deste domingo (28) fazer propaganda eleitoral são:  Edvan Brandão (PDT) com a coligação “Vai dar tudo certo”; Bartolomeu dos Santos (PSOL) com a coligação “Na luta, a cidade muda”;  Bento Vieira (PODE);  Dr. Linaldo Albino (PSDB); Expedito Junior (Solidariedade) com a coligação “A justiça que o povo quer”; Jansen Penha (Democracia Cristã) e Leynha Oliveira (PSL) com a coligação “Baccabal, levanta-te e resplandece”.

Para o cargo de vereador a concorrência ficará entre 217 candidatos, o que representa 12 pessoas disputando uma das 17 vagas na Câmara Municipal.

Esta é a segunda eleição em que Bacabal apresenta tantos candidatos a prefeito. Em 2016, foram oito mas o ex-prefeito Zé Vieira teve o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral.  Zé Vieira disputou a eleição, obteve a maioria dos votos (20.671), com uma diferença de 2.341 para o segundo colocado o deputado Roberto Costa.  Em 2018 os votos foram julgados nulos e foi realizada eleição suplementar para Prefeito e Vice-prefeito.

Mulheres na disputa  

Do total de 231 candidatos, incluindo os candidatos a vice-prefeito,  74 são mulheres, incluindo uma candidata a prefeita, Wecsleya Oliveira Abreu dos Santos (Leynha) e três candidatas a vice-prefeita: Graciete Lisboa (PDT), Maria do Socorro Lima da Silva (Democracia Cristã) e Fátima Vieira (PSDB).

Todos estão aguardando julgamento 

O prazo para que os partidos políticos e coligações apresentassem  o requerimento de registro de seus candidatos terminou às 19h desse ontem (26). Todos estão na condição de ‘aguardando julgamento’ e a Justiça Eleitoral tem até o dia 26 de outubro para julgar todos os pedidos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos como diz a Lei nº 9.504/1997.

Deixe uma resposta