Braide lança corredor exclusivo para interligar terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac

Para garantir que os ônibus do sistema de transporte urbano da capital operem com maior eficiência e os usuários se desloquem em menor tempo, a Prefeitura de São Luís implantou, nesta quinta-feira (18), o corredor exclusivo para interligar os terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac. A ação soma-se a outros trabalhos desenvolvidos pela gestão do prefeito Eduardo Braide, no intuito de garantir melhorias à mobilidade urbana da cidade.

“Este corredor é um compromisso que nós assumimos com a população para melhorar a qualidade do sistema de transporte urbano de São Luís. Estamos garantindo 7 quilômetros exclusivos para o tráfego de ônibus, reduzindo, em média, 10 minutos do tempo de deslocamento entre os terminais de integração São Cristóvão e Cohab/Cohatrac. O corredor funcionará em horários específicos dentro dos períodos de maior fluxo do trânsito para não prejudicar o comércio localizado ao longo do trajeto. Em breve, vamos implantar outros corredores, interligando outros terminais. Este trabalho é fruto de todo um planejamento que nossa gestão tem feito para melhorar a mobilidade urbana na nossa cidade”, explicou o prefeito Eduardo Braide.

O corredor que entrou em funcionamento nesta quinta-feira (18) interliga as avenidas Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. O serviço consiste na delimitação de uma via específica para a circulação unicamente de coletivos durante um período dentro dos horários de pico e a implementação se deu com base em estudos feitos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Funcionamento

O horário de circulação exclusivo de ônibus no corredor da Lourenço Vieira da Silva, Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque será de segunda a sábado, das 6h às 9h, no sentido Terminal de Integração São Cristóvão para o Terminal de Integração Cohab/Cohatrac. Já no sentido oposto (Cohab/São Cristóvão), o funcionamento será das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Durante esses horários, haverá permissão para circular, além de ônibus, apenas ambulâncias, táxis devidamente caracterizados com passageiros, viaturas da SMTT e viaturas das forças de segurança. Aos sábados à tarde, domingo e feriados qualquer veículo poderá circular normalmente na faixa sem restrição.

O trecho que corresponde entre o Terminal de Integração do São Cristóvão e o Terminal da Cohab, que contempla a via exclusiva, foi sinalizado pela SMTT. Além da sinalização horizontal, foram implantadas placas informando os horários de funcionamento dos corredores. Em cada sentido, a faixa exclusiva tem 3,5km de extensão, totalizando 7km de trânsito livre para o transporte coletivo.

“A implantação de corredores nestes trechos vai beneficiar a todos no aspecto da fluidez, dando mais velocidade ao grande fluxo de veículos de três das principais avenidas de São Luís. Além disso, o comércio dessas regiões não será afetado com o serviço exclusivo para ônibus, visto que os horários de restrição foram previamente acertados com comerciantes destas localidades, para atender a demanda da região. Desse modo, o horário de maior movimento do comércio nos locais das faixas ficará livre para circulação e estacionamento, normalmente”, informou Diego Baluz, secretário Municipal de Trânsito e Transportes.

Deixe uma resposta