Uma pesquisa realizada pelo Instituto Conceito avaliou as intenções de voto para os cargos de governador e senador do Maranhão nas eleições de 2026. O levantamento, realizado entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, ouviu mais de 1 mil pessoas, em 47 municípios maranhenses, e revelou uma liderança expressiva do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na disputa pelo Governo do Estado, além de um cenário embolado para o Senado.
No cenário estimulado para governador, Braide aparece na liderança, com 36,2% das intenções de voto – destaque para os 73,2% na Região Metropolitana de São Luís. Ele é seguido pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo), com 17,5%. O ex-senador Roberto Rocha aparece em terceiro lugar, com 15,3%, seguido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), com 14,1%. A atual presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), tem 2,2%. Indecisos, nulos e brancos somam 15,7%.
Para o Senado, a consulta é liderada pelo senador Weverton Rocha (PDT), que aparece à frente em todos os cenários estimulados. O governador Carlos Brandão (PSB) ocupa a segunda posição quando incluído na pesquisa. Porém, quando Brandão é retirado do cenário, a senadora Eliziane Gama (PSD) assume a segunda colocação. Uma surpresa foi o desempenho do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), que pontuou perto dos 20% das intenções de voto, consolidando-se como um nome relevante na disputa.
A pesquisa do Instituto Conceito reforça a importância de lideranças locais e estaduais no cenário político maranhense e antecipa uma eleição competitiva tanto para o governo quanto para o Senado em 2026. (Blog Gilberto Léda)
Respostas de 8
Até que enfim uma noticia boa para o Maranhão. Chegou a hora de todos os maranhenses que sonham em com um novo maranhão , abraçar a candidatura de Braide com todo entusiasmo e força. Chega de coronelismo e de tanta miséria que só beneficia esse modelo politico que jogou o estado na ralo do su-desenvolvimento.
Já começou a divulgação de pesquisa “a gosto de cada freguês”????
O povo tá + consciente e não vai cair em armadilhas.
Essas figuras carimbadas que se lembram do POVO, só perto das eleições, não terão vez.
Voto no Eduardo Braide afinal ele é quem vai ser o
próximo governador do Maranhão pode carimbar.
“Quem não te conhece, que te compra”. Esse ditado retrata bem o fanatismo de alguns a respeito do “homem do milhão”.
Braide será o futuro governador senador elisiane e wertom pra que
Ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo) mostrou grande força nas últimas eleições para Governador, lembrando que a grande massa dos cristãos votaram nele, ele tem grande chance de conquista esse Governo nas eleições de 2026, porém enfrentará muitos obstáculos com relação as alianças políticas, mas mesmo assim aposto que Lahesio Bonfim ainda e a melhor opção para nosso estado.
EDUARDO BRAIDE…. A LIBERTAÇÃO DO MARANHÃO… NAS GARRAS DOS POLÍTICOS CORRUPTOS E LADRÕES…. OS MESMOS HÁ MAIS DE 25 ANOS… ACORDA. POVO MARANHENSE… . ACORDA…. EDUARDO BRAIDE…. EDIVALDO HOLANDA JR…. NOTA MIL…. HONESTIDADE E ÉTICA.
Braide poderá vencer a eleição para o governo, mas não será com meu voto.
Volto a chamar atenção da secretaria de educação sobre o prédio do antigo Santa Teresinha, Monte Castelo, onde funcionou por alguns anos o anexo da UEB Mário Andreazza, porém desde o início da pandemia o local foi desativado. Hoje não tem mais anexo porque o atual prédio comporta os alunos do anexo e os do prédio principal. O problema é que o imóvel é particular, não está mais alugado para a Semed, e ainda assim a secretaria mantém vigilantes e porteiros terceirizados pagos com dinheiro público vigiando o local. Isso é um desperdício de dinheiro haja vista que anualmente esses 4 funcionários devem custar mais de 200 mil reais por ano, já que o dinheiro é repassado às empresas que após recolher os impostos e ficar com seu lucro paga o salário aos funcionários. A SEMED já deveria ter reformado e devolvido o prédio aos donos. Os terceirizados que lá estão poderiam ser remanejados para outras escolas. Qd Braide assumiu o 1° mandato, a escola já estava desativada, já se passaram 4 anos, está no 2° mandato, e ninguém da Semed consegue resolver o problema e evitar gasto público desnecessário. Espero que em 2025, alguém da secretaria de educação dê uma resposta. Como cidadã me sinto na obrigação de reclamar desse absurdo.