Cientistas políticos analisam cenário das eleições no MA no Resenha. Veja a entrevista

A edição do programa Resenha (TV Difusora) apresentado por John Cutrim e Robson Júnior, deste sábado (28) recebeu os cientistas políticos Silvio Bembem e Ananda Beatriz Marques para falarem às vésperas da eleição para segundo turno deste domingo (29), sobre o cenário político em geral.

Durante entrevista, os convidados abordaram o que há de diferente nas eleições de 2020. Ananda comentou que se for feita uma comparação com as eleições de 2016, por exemplo, quando não havia uma polarização como em 2018, houve uma mudança em relação ao peso dos partidos, um reajuste de forças.

Para Bembem, é notório perceber que o modelo atual de disputa eleitoral tem um peso teatral. A representação daquilo que é oferecido ao povo, um discurso, uma promessa, juntamente com a baixa consciência crítica da população, fazem com que esse poder se espalhe pela sociedade.

Complementando, Ananda afirma que “se a gente não tem a ficção, acabou política, a gente tem só a barbárie”, e que por conta disso, essa representação se faz necessária para que se mantenha um nível civilizacional.

Ananda fala em um outro momento que a democracia é considerada um dos melhores modelos já inventados, mas que é necessário fazer uma crítica ao modelo de decisão. A analista afirma também que a mídia e o marketing se consolidam apenas como ferramenta nesse jogo, mas que são os interesses econômicos de fato que influenciam no cenário político.

Para Bembem, quanto às eleições no Maranhão, um dos assuntos que se está no centro do debate é uma possível candidatura do governador Flávio Dino e complementa que para as eleições municipais deste ano, o além do governador, o atual prefeito e os senadores Weverton e Roberto Rocha, foram peças fundamentais para montar o cenário do segundo turno na capital. Do portal MA 10

Deixe uma resposta